Na “Esquina da Criatividade”, jogos e educação ambiental

Na Esquina da Criatividade, palco que como o próprio nome indica fica num dos extremos do Espaço Ecologia Toyota, um grupo de alunos do Centro de Educação Unificado Inácio Monteiro […]

ter, 10/07/2007 - 10h43 | Do Portal do Governo

Na Esquina da Criatividade, palco que como o próprio nome indica fica num dos extremos do Espaço Ecologia Toyota, um grupo de alunos do Centro de Educação Unificado Inácio Monteiro é recebido pelas quatro educadoras ambientais da atração: Elaine, Grasi, Dani e Adriana. Elaine comanda a conversa inicial com a garotada. Fala sobre o Espaço, o Parque Zoológico e as brincadeiras que serão realizadas.

Metade do grupo fica com ela, a outra segue com Grasi para um dos três quiosques que compõem o cenário, junto com um grande painel interativo, equipado com jogos que destacam a importância da reciclagem e da preservação dos recursos naturais, e uma exposição de fotografias do Projeto Arara Azu – programa de proteção às araras azuis do pantanal mato-grossense, apoiado pela montadora japonesa desde 1990. Toda a estrutura montada pela Toyota, construída com madeira de reflorestamento, ficará para a Fundação Parque Zoológico.

Enquanto Elaine aborda de forma lúdica a importância da reciclagem dos materiais produzidos a partir dos recursos naturais, como o papel, Grasi comanda um joguinho que testa o conhecimento das crianças sobre os locais de origem dos animais que elas viram no Zôo. A menorzinha da turma de Elaine é escolhida para fazer às vezes de um caderno produzido a partir da derrubada de uma árvore, “interpretada” por seu colega. Dessa forma, os jovens participam da dinâmica.

No outro grupo, se esforçam para responder a Grasi, no Papo Animal: “de onde vem o Lagarto da Língua Azul?” Há quem reclame. “Essa é muito difícil.” Porém, palpites não faltam. Até que surge um certeiro: “da Austrália”. A garotada se empolga. O réptil é uma das atrações do Zôo. Caio César de Jesus, 12 anos, elogia a brincadeira. “Achei muito legal”, diz o menino, que considera interessante receber informações sobre o meio ambiente. Ariana Stefany Correia da Silva, de 13 anos, tem a mesma opinião. “Acho importante para o Brasil, porque a gente aprende aqui e passa para os outros”, afirma.

Cuidando do planeta

A educadora ambiental Elaine Silva explica que a equipe leva em conta o conhecimento de cada participante para passar informações. “A gente não chega com o conceito pronto. Procura trabalhar a percepção das crianças”, conta. Segundo ela, é uma boa forma de sensibilizá-las para que voltem o olhar para a importância de cuidar do planeta. “A gente percebe que o assunto os mobiliza. Eles saem com a sementinha, que pode crescer se for trabalhada”, afirma Elaine.