Na Capital, Hospedaria dos Imigrantes comemora 120 anos

Pelo local, hoje transformado em museu, passaram 2,5 milhões de pessoas de 70 nacionalidades

seg, 15/10/2007 - 10h53 | Do Portal do Governo

Há 120 anos foi fundada a Hospedaria de Imigrantes do Brás, que em 20 anos recebeu mais de 2,5 milhões de pessoas de 70 nacionalidades. Hoje, nesse local funciona o Memorial do Imigrante, que em comemoração ao aniversário do prédio abre uma exposição no dia 9 de outubro com a participação do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, só para convidados. A partir do dia 10, a mostra estará aberta ao público.

A exposição, com curadoria dos historiadores Odair da Cruz Paiva e Soraya Moura, tem como foco a história do prédio: “Quisemos homenagear a hospedaria falando dela mesma, contando o lado humano e histórico, ela foi o portão de entrada de muitas pessoas”, diz Soraya.

A mostra, produzida pelo Estúdio GRU, apresenta um mapa que mostra as principais hospedarias de emigração do mundo, entre elas Nápoles e Genova, na Itália. Um balcão expõe documentos como uma lista de bordo, passaporte e atestado sanitário de imigrantes e também uma projeção com cinco minutos de narração e vídeo, em que se explica o porquê da criação da Hospedaria. Um dos pontos altos do evento é a sala de terminais de consulta (Tótens), em que pode-se ouvir histórias dos imigrantes ou fazer pesquisa sobre família.

SERVIÇO

Hospedaria de Imigrantes do Brás

Em exposição por tempo indeterminado.

Memorial do Imigrante

Rua Visconde de Parnaíba, 1 316 – Mooca.

Tel: (11) 6692-1866

Abre de terça a domingo, das 10h às 17h, inclusive feriados.

R$ 4 e meia-entrada, grátis no último sábado do mês e para maiores de 60 e menores de 7 anos.

Da Secretaria Estadual da Cultura

(I.P.)