Na abertura do congresso de fundação da UGT, governador destaca ação dos bombeiros

“Trabalho dos bombeiros foi heróico, profissional e altamente competente”, diz Serra

qui, 19/07/2007 - 19h42 | Do Portal do Governo

Durante o evento de abertura do Congresso de Fundação da União Geral dos Trabalhadores (UGT), realizado na Capital paulista na tarde desta quinta-feira, 19, o governador José Serra voltou a agradecer o empenho dos bombeiros no resgate das vítimas do acidente com o airbus A-320 da empresa aérea TAM.

“Os bombeiros salvaram quatro pessoas imediatamente depois do acidente. Eles chegaram lá antes mesmo de serem chamados. Ouviram as explosões, viram a fumaça e logo foram para lá”, afirmou Serra, que definiu como “heróico, profissional e altamente competente” o trabalho da corporação.

O governador ressaltou que o Estado está totalmente empenhado no reconhecimento das vítimas. “Estabelecemos um plantão do Instituto Médico Legal em Congonhas para atendimento das famílias. A identificação dos corpos é de responsabilidade do Estado. O IML de Pinheiros está em tempo integral nesta tarefa. Mobilizamos, inclusive, os funcionários aposentados do IML. É um trabalho intenso”, disse o governador.

Ele anunciou também que São Paulo está promovendo um inquérito policial, com a participação do Ministério Público, para investigação das causas do acidente. Segundo o governador, o principal objetivo é evitar novas tragédias.

Ao ser questionado sobre a atual crise aérea brasileira pelos jornalistas presentes no local, Serra declarou que o governo de São Paulo está à disposição não só para opinar a respeito, mas também para organizar o sistema de transportes de apoio aos aeroportos. “No caso de Guarulhos, estamos caminhando com o projeto do Trem Expresso, mas isso exige a participação federal. Estamos dispostos a cooperar tanto no caso de Viracopos como em Cumbica”, declarou o governador.

 

Leia também:

Bombeiros cortam lajes para facilitar a entrada das equipes

Bombeiros relatam histórias do maior desastre aéreo do país

 

Regina Amábile