Mutuários de Maracaí podem renegociar dívida com a CDHU

Equipe atenderá mutuários com prestações atrasadas

sex, 24/08/2007 - 16h20 | Do Portal do Governo

Neste  sábado, 25, a Secretaria de Estado da Habitação, por meio   da  Companhia  de  Desenvolvimento  Habitacional  e  Urbano  (CDHU), realizará  plantão  de atendimento em Maracaí para agilizar a regularização de  dívidas.  O  plantão  tem  como alvo atender os mutuários que estão com prestações em atraso.

Dos 253 contratos ativos no município, 63 mutuários estão com mais de  três  prestações  atrasadas,  o  que  representa  um  índice  de  24,9%  de inadimplência. Para facilitar a negociação com esses mutuários, a equipe da Companhia fará plantão no Centro de Recuperação e Aprendizagem Arte e Riso, Rua  Nove de Julho, n.º 432, Centro. O horário de atendimento será das 9h30 às 15h30.

A  meta  é  diminuir  os  percentuais  de inadimplência não apenas em Maracaí,  mas  em  todo  o  Estado e aumentar a arrecadação. Para tanto, já foram adotadas uma série de medidas para recuperar o crédito habitacional e estimular a negociação de débitos dos inadimplentes. Os resultados têm sido positivos. 

Em  abril,  a  CDHU atingiu o menor índice de inadimplência dos últimos  três anos, fechando o mês com 23,3%. No início de 2007 esse número era de quase 30%.

Essas medidas fazem parte do programa “Sempre em Dia”, que reduziu os juros  das  prestações  em  atraso  de  12%  para  3% ao ano. Além disso, o mutuário  pode  parcelar o débito, ampliar o prazo contratual como forma de baixar  o  valor da prestação e ainda, após fazer o acordo, utilizar o FGTS para  quitar  ou  reduzir o financiamento.

Se preferir, o Fundo de Garantia pode  ser  usado  também  para diminuir em até 80% o valor da prestação, de acordo com a renda familiar. Quem quitar a dívida à vista tem isenção total dos juros de mora.

Os mutuários que quiserem saber mais sobre o programa “Sempre em Dia” podem  acessar o site www.cdhu.sp.gov.br. Lá, eles têm acesso a informações sobre  o  financiamento,  emissão  de  boletos  de  prestações,  cálculo do parcelamento  da  dívida,  acordos  e emissão de parcelas de amortização dedébitos.

Da CDHU