Mutirão Visão do Futuro atende 5,5 mil alunos da rede pública neste sábado

Programa é destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular de estudantes de escolas municipais e estaduais

qui, 24/06/2010 - 14h30 | Do Portal do Governo

Mais um mutirão do programa Visão do Futuro será realizado neste sábado, 26, voltado aos alunos de 6 e 7 anos do ensino fundamental de escolas estaduais e municipais da capital. Serão atendidas mais de 5,5 mil crianças no Instituto Suel Abujamra, em Santo Amaro e na Aclimação e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Leste – Santa Marcelina, em Itaquera. A maior parte dos alunos (4,9 mil) pertence à rede municipal de ensino.

No sábado seguinte, 3 de julho, outras 5,6 mil crianças da rede estadual serão atendidas nos hospitais São Luís Gonzaga, no Jaçanã, Hospital das Clínicas, Santa Casa de Misericórdia, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto Cema, na Mooca; Instituto Suel Abujamra, em Santo Amaro e na Aclimação; Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal, no Ipiranga; e no AME Leste.

As crianças beneficiadas integram o grupo de 92 mil alunos que fizeram testes de acuidade visual aplicados em sala de aula por professores habilitados. Foram encaminhados aos mutirões os estudantes que apresentaram dificuldade de leitura, visão inferior a 0,7 em um ou em ambos os olhos, diferença de visão entre os olhos, ou sintomas como dor de cabeça e olhos avermelhados. Alunos que já usam óculos há mais de um ano também foram encaminhados às consultas.

Depois dessa fase, as crianças que necessitarem de óculos receberão gratuitamente da Associação de Consulesas de São Paulo (Aconsp), por intermédio de parceiros da iniciativa privada. Neste ano, apoiam o programa as empresas Fundação Volkswagen, o Moinho São Jorge e a Nestlé.

Os alunos devem comparecer ao mutirão acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a ficha de encaminhamento da Secretaria de Estado da Educação. O tempo médio de atendimento – desde a triagem no serviço de saúde à consulta médica –  é de aproximadamente três horas. Os próximos mutirões de saúde serão realizados nos dias 3 e 31 de julho, 7 e 21 de agosto.

Melhor visão, melhor qualidade de vida

Criado em 2009 pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) em parceria com a Associação de Consulesas de São Paulo (Aconsp), as secretarias estadual e municipal da Educação e da Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o programa Visão do Futuro é destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular dos alunos da rede pública de ensino. O objetivo é oferecer melhores condições de estudo e de qualidade de vida.

Embora o programa seja destinado a alunos do 1º ano do ensino fundamental da rede estadual e municipal, com idades entre 6 e 7 anos, neste ano, devido à mudança de idade do ensino fundamental, de oito para nove anos, também serão atendidos estudantes do 2º ano. A estimativa é que o programa beneficie mais de 140 mil crianças, somente em 2010. Além disso, os mais de cinco mil alunos que receberam óculos em 2009 passarão por reavaliação a partir do segundo semestre.

Da Agencia Imprensa Oficial e da Secretaria da Educação