Mutirão Verde marca início da primavera em São Paulo

Ação acontece no próximo dia 21, Dia da Árvore

dom, 16/09/2007 - 11h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Meio Ambiente (SMA) programou para o dia 21, como parte das comemorações do Dia da Árvore e do início da primavera, o Mutirão Verde. Será a primeira grande ação no âmbito dos mutirões ambientais, um dos 21 projetos estratégicos do governo do Estado relativos ao ambiente. O objetivo principal é chamar a sociedade para se mobilizar e agir em favor do verde.

No Parque Villa-Lobos, na capital, haverá evento com a presença do governador José Serra, a partir das 10h30. Nesse dia, os vários órgãos que compõem a estrutura da SMA realizarão ações em todo o Estado. Além disso, as pessoas, comunidades, organizações da sociedade civil, empresas e os governos municipais serão encorajados a desenvolver ações em prol do verde. As iniciativas poderão ser inscritas no site do programa.

Florestas e áreas verdes têm papel essencial na manutenção do equilíbrio ecológico e climático do planeta, na produção do oxigênio e na qualidade dos alimentos e da água. O Mutirão Verde parte do pressuposto de que sensibilizar as pessoas para a questão e incentivar posturas positivas no que se refere às florestas e ao verde nas cidades é uma das formas de preservá-los. 

Saiba como participar 

1) Plante árvores, muitas árvores.

2) Proteja as árvores plantadas e cuide delas.

3) Ofereça carinho às plantas e não permita que retirem suas folhas e flores.

4) Denuncie o desmatamento.

5) Organize reuniões em defesa do meio ambiente.

6) Exija mais verde nas praças. Mais praças!

7) Adote uma árvore.

8) Cante uma canção, reze pela natureza.

9) Cuide dos vasos de plantas para que não virem depósito de bitucas de cigarros.

10) Vista verde. Ande verde.

(Fonte: www.ambiente.sp.gov.br/mutiraoverde

Da Agência Imprensa Oficial