Mutirão Trato na Escola é sucesso em unidade da zona leste da capital

Além da verba de R$ 7.000 do Estado, escola teve doação de latas de tinta por lojista da região

qua, 27/02/2008 - 10h43 | Do Portal do Governo

Paredes com cara de novas, piso brilhando, jardim limpo e com mais plantas. Este é o saldo do Mutirão Trato na Escola aplicado à EE José Chediak, que fica no Parque São Lucas, zona leste da capital paulista.

Contando com a participação da comunidade, dos professores e a ajuda especial do caseiro da unidade, a escola conseguiu pintar a parte interna de seu muro da frente, refazer a pintura dos corredores das salas de aula e do pátio dos alunos, aplicar resina nos pisos de granilite, repintar o anfiteatro e melhorar o visual do jardim, com novas plantas e uma limpeza geral.

Além da verba de R$ 7.000 fornecida pela Secretaria de Estado da Educação para a APM (Associação de Pais e Mestres), a escola obteve a doação, feita por um lojista da região, de parte da tinta utilizada.

Para a mão-de-obra, a escola contou com a decisiva ajuda de pais de alunos, que trouxeram ajudantes para a pintura e cuidados com o jardim, além da participação de um dos professores, que pintou o anfiteatro, e a ação dedicado do caseiro da escola.

“Iniciativas como o Mutirão Trato na Escola contribuem para que as unidades escolares da rede estadual estejam bem conservadas. A participação dos pais de alunos também é essencial para que a comunidade adote este bem público que é a escola, cuidando e fazendo com que ela se torne um ambiente cada vez melhor para o ensino”, afirma Bruno Ribeiro, diretor de Obras e Serviços da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação.

“A gente sente que alguns pais têm prazer em participar e ver a escola sempre bonita”, afirmou a professora Wilma Lanzotti, diretora da EE José Chediak. “Eles (os pais) dizem que vale a pena ajudar. Modéstia à parte, nossa escola é linda”, acrescentou.

A professora Wilma explica que tem feito um trabalho constante de conscientização dos alunos para conservar a escola: “Há dois anos não temos uma pichação sequer nas paredes”.

Ela conta que no começo de cada ano passa em todas as salas para conversar com os alunos sobre conservação e limpeza. “Ao mesmo tempo em que a gente exige disciplina, somos amigos”, diz a professora, que faz questão de estar diariamente no pátio da escola com os estudantes, durante o intervalo. “A gente tem de persistir, ser amiga dos alunos para ter uma escola sempre limpa e gostosa.”

A EE José Chediak atende a alunos do Ensino Fundamental II (5ª a 8ª séries), do Ensino Médio (1ª à 3ª séries) e da Educação de Jovens e Adultos de Ensino Médio (1º ao 3º termo). Atualmente, a unidade conta com quase 2 mil estudantes.

Da Secretaria Estadual da Educação

(C.C.)