Mutirão recolhe cerca de 1,5 tonelada de lixo do mar em SP

Ação aconteceu no último sábado, 23, em São Vicente e Santos, litoral do Estado

seg, 25/02/2008 - 18h42 | Do Portal do Governo

A campanha “Mutirão Mar Limpo”, organizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) no último sábado no litoral do Estado contou com a participação de cerca de 300 pessoas e 50 embarcações, que ajudaram a  recolher lixo do mar. A ação foi realizada em parceria com o Baía São Vicente Iate Clube (BSVIC).

Em São Vicente, os voluntários recolheram, em duas horas, aproximadamente 700 quilos de lixo. Outros 800 quilos foram retirados por representantes de organizações não governamentais (ONGs) do litoral em Santos, nas praias de Paranapuã e de Itaquitanduva, no Parque Xixová-Japuí, e em Ilhabela.

O gestor ambiental Marcius Cocco e um grupo de amigos retiraram 300 quilos de lixo do mar, em São Vicente. Cocco disse que sai frequentemente para passear pela região e se diz muito decepcionado com a sujeira, “pois a cada ano o lixo vem aumentando nas encostas”.

Foram recolhidos do mar 4.343 objetos, segundo Maria José Gallo Conforme, secretária-executiva da Agenda 21 da Prefeitura de São Vicente, sendo a maioria de plásticos diversos (1.953), seguido de garrafas tipo pet (976) e sacolas plásticas (545).

O que também surpreendeu a coordenadora e sua equipe, composta de biólogos, engenheiros químicos e técnicos em educação ambiental, entre outros profissionais, foi o total de pedaços de madeira recolhidos do mar: 285, de todos os tamanhos.

De acordo com ela, o lixo será encaminhado para as oficinas de reciclagem da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (CODESAVI), da Prefeitura, e também para cooperativas.

Outros tipos de materiais coletados:

borracha – 154; isopor – 150; caixa “tetra pak” (embalagens cartonadas) – 88; vidro – 58; metais diversos – 26; fraldas descartáveis – 24; papel e papelão – 24.

Em quantidades menores, foram encontrados ainda latas de alumínio, vassouras, escovas dentais, espuma de colchão, malas (mochilas), cordas e velas.

Despertar a consciência ambiental

Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, referindo-se ao Mutirão Mar Limpo, “essa atitude é pioneira e depois dessa campanha novas portas irão se abrir, inclusive para outras ações que irão contribuir para a recuperação e preservação do meio ambiente”.

Ele lembrou também dos outros Mutirões já realizados pela SMA, como o das Sacolas Plásticas e o do Verde, e adiantou que “outros Mutirões estão vindo aí: do lixo eletrônico, das pilhas e baterias, e da água“.

Graziano agradeceu o apoio recebido e explicou que o Mutirão é uma ação simbólica e tem como objetivo despertar a consciência dos comandantes, marinheiros, mergulhadores e de todos que se utilizam do mar de alguma maneira, para que, ao se depararem com as garrafas, vidros e outros tipos de lixo, além de recolhê-las, quando voltarem do passeio, dêem uma destinação adequada a esse lixo. “Mas o mais importante é não descartá-los no mar”, frisou.

O prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, presente também ao evento, disse que essa campanha é um “grito de demonstração e de respeito ao mar, uma ação ambiental essencial, e de educação ambiental“. Ele anunciou que as obras da SABESP de coleta e tratamento de esgotos já começaram e garantiu que em 2010 as praias estarão limpas e o estuário totalmente despoluído.

O evento teve início às 10h e contou, ainda, com as presenças do deputado estadual Luciano Batista, de vereadores, ambientalistas e muitos simpatizantes. O Mutirão Mar Limpo contou com o apoio das Prefeituras de Santos, Guarujá, São Vicente e Ilhabela, da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, Sabesp, Cetesb, Polícia Ambiental, Marinas, Revista Náutica e Associação das Operadoras de Mergulho. Em Ilhabela, quatro marinas participaram da campanha: Iate Clube de Ilha Bela, Iate Clube Pindá, Marina Porto e Marina Mistral.

Da Secretaria do Meio Ambiente