Mutirão para teste de HIV começa nesta terça

Até 1º de dezembro, cerca de 120 mil exames devem ser realizados gratuitamente no Estado

seg, 15/11/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, em parceria com os municípios paulistas, promove a partir de terça-feira, 16, mutirão de testes gratuitos de HIV. A campanha “Fique Sabendo” 2010 tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da Aids, que é considerado fundamental para o sucesso do tratamento.

Até 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, cerca de 120 mil exames, dos quais 20 mil testes rápidos (que fornecem resultados em cerca de 15 minutos) deverão ser realizados em todo o Estado.

Mais de 460 municípios aderiram à campanha, num total de 3,5 mil unidades de saúde. Ao todo serão mobilizados para a ação cerca de 40 mil profissionais de saúde de diferentes áreas, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de laboratório, entre outros.

Em alguns municípios também haverá atividades de testagem fora dos serviços de saúde ou unidades que irão funcionar em horários alternativos, visando expandir o acesso do exame anti-HIV à população.

Além de oferecer exames à população mais vulnerável ao HIV, como homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas, travestis e transexuais, a campanha também pretende incentivar pessoas que nunca realizaram o teste a conhecerem o seu status sorológico verdadeiro, independentemente de sua sexualidade.

É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste, para descobrirem se são ou não portadora do vírus HIV e, em caso de positividade, iniciarem imediatamente o tratamento”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Maria Clara Gianna.

Para divulgar a ação, foram confecionados dez mil cartazes e cinco milhões de folders sobre o teste rápido, além de 20 mil camisetas e 20 mil coletes para os profissionais de saúde envolvidos na campanha.

Na capital, o lançamento da campanha será realizado às 10 horas na Matilha Cultural, que fica na rua Rego Freitas, 542, região central de São Paulo. Mais informações sobre as unidades participantes podem ser obtidas pelo Disque Disque DST/Aids – 0800-16-25-50.

Da Secretaria da Saúde