Mutirão em SP vai oferecer 87 mil testes rápidos para diagnóstico de HIV

Lançamento oficial da campanha será no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids a partir das 9h desta quarta-feira (25)

ter, 24/11/2015 - 21h41 | Do Portal do Governo

Cerca de 87 mil testes rápidos para diagnóstico do HIV serão oferecidos a partir desta quarta-feira (25) pela campanha “Fique Sabendo”, que utiliza amostras de saliva para detectar o vírus da Aids. O objetivo é estimular a população sexualmente ativa a realizar o teste anti-HIV.

A atividade mobilizará 40 mil profissionais em 3.650 unidades de saúde em todo Estado, incluindo 84 penitenciárias. Serão realizadas ações em locais públicos (praças e parques), para facilitar o acesso das pessoas interessadas em fazer o exame, em 270 municípios. 

“Os testes via fluido oral atrai quem tem medo de picar o dedo para retirada de sangue”, diz Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.  Ela lembra que o diagnóstico precoce do HIV é fundamental para o controle e o tratamento da Aids quando a doença se manifesta.

A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde, ocorre há menos de uma semana do Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro).

O lançamento oficial da campanha será no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids (Rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana), a partir das 9h desta quarta (25).

Do Portal do Governo do Estado