Mutirão em escola de Paraisópolis reuniu 15 pessoas

Empresários doaram material e as mães dos alunos se encarregaram da limpeza e de lavar as cortinas

seg, 28/01/2008 - 14h44 | Do Portal do Governo

Animados pelo programa Trato na Escola, mães de alunos e empresários ajudam a revigorar a Escola Estadual Maria Zilda Gamba Natel, localizada no bairro de Vila Adrade/Paraisópolis, zona sul da capital. 

A unidade escolar passou por pequenas obras de manutenção, como a troca do piso e das portas das salas de aula, que também tiveram as paredes e as lousas pintadas; substituição de lâmpadas queimadas e de vidros quebrados; pintura de toda a parte externa do prédio; e manutenção e reparo no quadro de energia.

De acordo com a diretora da escola, Maria Cecília Almeida, cerca de 15 pessoas da comunidade se apresentaram voluntariamente para o mutirão. “Limpamos todas as paredes antes da pintura. Isso ajudou a economizar tinta”, explicou a diretora. Além do trabalho de limpeza, algumas mães de alunos levaram as cortinas das salas de aula para lavar em casa.

É o caso de Luzia Santos Oliveira, que mora no bairro e tem três filhos que estudam na Maria Zilda, como a escola é conhecida. “Acho importante ajudar”, afirmou ela. Luzia acredita que quando as pessoas colaboram com a escola, passam a gostar mais do espaço.

Doações

A escola também contou com a colaboração de empresários que fizeram doações. A unidade recebeu revestimento para a fachada do tipo ‘tijolinho’, rejunte e cerca de 30 latas de tinta do tipo látex. “Com o dinheiro que recebemos da Secretaria da Educação para o Trato na Escola compramos a argamassa para instalação do revestimento de fachada, tinta a óleo, tinta esmalte, rolo, pincel e demais materiais necessários para as obras e pudemos contratar mão-de-obra especializada”, comentou Maria Cecília.

Segundo ela, a manutenção do espaço bonito e bem cuidado é uma preocupação constante. “Os alunos, funcionários e a própria comunidade, que freqüenta a escola nos fins de semana, sentem-se valorizados e ajudam a manter tudo em ordem”, explica a diretora.

Saiba como ajudar

O programa Trato na Escola começou no dia 16 de janeiro e vai até o início de fevereiro. A previsão é que no dia 18 de fevereiro, todas as escolas estaduais tenham passado pelo mutirão.

Se você, pessoa física, empresa ou organização não governamental, também quer ajudar a melhorar a escola estadual próxima de sua casa ou trabalho, basta procurar diretamente a escola e ver de que maneira pode colaborar.

Já as empresas interessadas em contribuir com pessoal para auxiliar nas pequenas intervenções, ou com doações de materiais, como latas de tinta; ou recursos financeiros, devem ligar para o telefone 0800-7700012.

Doações de recursos financeiros somente são aceitas quando feitas por pessoas jurídicas (empresas), em dinheiro, e depositado diretamente nas contas das Associações de Pais e Mestres (APMs).

O limite para doações em dinheiro é de R$ 5.000 por escola, mas as empresas podem ajudar quantas instituições quiserem. Ao final do mutirão, todos os doadores receberão um balanço do dinheiro investido e das atividades realizadas.

Acompanhe as ações do Trato na Escola no site www.saopaulo.sp.gov.br/tratonaescola.

Cíntia Cury