Mutirão em Araraquara reduz fila de espera por ecocardiograma

Serão atendidos apenas pacientes agendados pelas secretarias de saúde dos municípios

sex, 18/12/2009 - 15h30 | Do Portal do Governo

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Américo Brasiliense realiza neste final de semana, 19 e 20, mutirões de ecocardiograma e de teste ergométrico. O objetivo é reduzir as filas de espera pelos exames na região. A instituição oferece 86 vagas para diagnósticos de doenças cardiovasculares.

A maior parte dos agendamentos de ecocardiograma está direcionada para o município de Araraquara, e corresponde a 30% do total de exames. Os demais estão distribuídos para Santa Ernestina (4), Motuca (7), Borborema (8), Américo Brasiliense (3), Ribeirão Bonito (3), Matão (4), Rincão (2), Nova Europa (1), Gavião Peixoto (4), Descalvado (8) e Santa Lúcia (6), cidades pertencentes à região de Araraquara.

Para o mutirão do teste ergométrico estão agendados 18 pacientes, distribuídos entre as cidades Descalvado (3), Borborema (3), Cândido Rodrigues (1), Santa Ernestina (2), Gavião Peixoto (1), Rincão (2), Ribeirão Bonito (1), Santa Lúcia (2), Trabijú (1) e Porto Ferreira (2).

Os exames como o teste ergométrico e o ecocardiograma são realizados por cardiologistas e têm duração média de uma hora – nesse cálculo, foram somados os tempos do exame e da elaboração do laudo. Para o mutirão, o AME conta com dois especialistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, além de profissionais do corpo clínico do Hospial Estadual Américo Brasiliense.

O Hospital Estadual Américo Brasiliense realiza em parceria com os municípios reavaliações das filas existentes. Com a triagem dos casos de cardiologia, é possível detectar quem não precisa mais fazer o exame. São casos de pessoas que conseguiram realizá-lo em outro serviço público ou particular, ou que tenham finalizado o tratamento. A intenção é melhorar o aproveitamento das vagas para exames e a redução do índice de faltosos.

Do Hospital Estadual Américo Brasiliense