Mutirão do HC mede pressão arterial de crianças e adolescentes no Poupatempo Itaquera

Iniciativa marca Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão, comemorado em 26 de abril

sex, 23/04/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Os profissionais do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria da Saúde, farão um mutirão neste sábado, 24, para medir a pressão arterial de crianças e adolescentes. A iniciativa, que será realizada no Poupatempo de Itaquera, marca a passagem do Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão (26 de abril) e serve de alerta para a necessidade de se observar também a população mais jovem, que é suscetível a um problema normalmente associado aos adultos.

Segundo a doutora Vera Koch, chefe da Unidade de Nefrologia Infantil do ICr e coordenadora do mutirão, a ação também tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença renal, uma vez que a hipertensão arterial é um dos sinais precursores dessa doença.

Outro ponto que será levantado durante a iniciativa no Poupatempo de Itaquera é o aumento dos casos de obesidade e sobrepeso na população da faixa pediátrica. A médica assinala que, nos mutirões anteriores, cerca de 30% das crianças e adolescentes observados apresentavam obesidade ou sobrepeso. Por essa razão, além de médicos, a ação terá a participação de nutricionistas do ICr.

O mutirão não se limitará a fazer a detecção ativa de crianças hipertensas. Os casos diagnosticados serão encaminhados para tratamento ao Instituto da Criança, referência nacional em Pediatria.

Serviço
Mutirão para prevenção da hipertensão arterial em crianças e adolescentes
Data: sábado, 24
Horário: das 8 às 13 horas
Local: Poupatempo Itaquera
Endereço: Avenida do Contorno, 60 – ao lado da estação Corinthians-Itaquera do metrô

Do Hospital das Clínicas