Mutirão de mamografia atende mulheres em todo Estado

A previsão é que sejam atendidas 60 mil mulheres

sáb, 27/05/2006 - 11h16 | Do Portal do Governo

Um megamutirão gratuito de mamografias está sendo realizado neste sábado, dia 27, em 280 unidades de Saúde de todas as regiões do Estado de São Paulo. O governador Cláudio Lembo participou pela manhã da abertura do mutirão do Hospital Pérola Byington, na Capital e considerou a campanha excepcional, pois “lida com a preservação da saúde da mulher, particularmente da mulher urbana, que tem tendência a uma situação de risco quanto ao câncer da mama”.

Segundo o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, o objetivo é zerar a fila para realização do exame, considerado muito importante porque permite detectar precocemente casos da doença. 

“Temos mulheres que estão aguardando por um exame de mamografia até 120 dias. Com esse mutirão pretendemos diminuir o tempo de espera do paciente e se possível zerar a fila”, disse o secretário.

Todas as mulheres de qualquer idade poderão participar do mutirão, desde que já tenha pedido do médico, seja da rede privada ou pública, e o leve a qualquer uma das unidades participantes. São esperadas cerca de 60 mil mulheres.

A paciente poderá realizar a mamografia em qualquer uma das unidades do mutirão, não necessariamente naquela onde o exame foi originalmente marcado, poderá ser até mesmo uma unidade de outra região.

Caso a paciente não consiga realizar a mamografia no sábado, terá o seu exame marcado para os dias subseqüentes, em um período máximo de 10 dias. É fundamental que a paciente vá à unidade de saúde para agendá-lo para um período mais curto, caso não realize o exame.

Todas as unidades participantes estarão com identificação. Além disso, terão a lista de serviços próximos, para que a população escolha o local de atendimento. O mutirão servirá para atender pessoas que fariam exames meses à frente.

Este é o terceiro grande mutirão de mamografias realizado pela Secretaria Estadual da Saúde. Nos dois anteriores cerca de 130 mil mulheres foram examinadas. O governador Lembo afirmou que viu com satisfação as mulheres nas filas de espera e que “São Paulo, com esse mutirão, está dando um grande exemplo para o Brasil.”

Informações

A secretaria disponibilizará telefones para informações à população no período do mutirão.

Moradores da Capital poderão telefonar para 150. Para outras cidades da Grande São Paulo, interior e litoral, os telefones são: (11) 3066-8359

Carlos Prado / Takao Miyagui