Mutirão de exames de DNA convoca mais de 650 famílias em Marília

Coleta do material para os exames acontecerá no sábado, 21, a partir das 8 horas

sex, 20/07/2007 - 9h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), em parceria com a Secretaria da Saúde promove no próximo sábado, 21 de julho, a partir das 8 horas, em Marília (região centro-oeste paulista) o quarto mutirão de coleta para exames de DNA do ano.

O Imesc pretende atender 657 famílias, previamente convocadas, moradoras dos 54 municípios que compõem a regional. Dentre as cidades participantes estão Assis, Garça, Ourinhos, Cândido Mota, Fartura, Tupã e Palmital.

Neste ano, uma nova seqüência de mutirões foi iniciada e já atendeu 559 famílias das regiões de Santos, Bauru e Araraquara. O objetivo da iniciativa é agilizar o processo de coleta de sangue para exames de DNA para a população do interior e litoral de São Paulo e zerar a fila, paralelamente às rotinas semanais de coleta vigentes em dez regionais.

Os exames de DNA feitos pelo Imesc são pedidos via processos judiciais. É necessário que as três, ou mais, partes envolvidas estejam presentes no ato da coleta (mãe, filho e o suposto pai), portando documentos originais com foto e certidão de nascimento da criança.

A ausência de uma das partes impossibilita a coleta. O exame é bem simples: primeiro é preenchida uma ficha e depois feita retirada de apenas uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas para análise laboratorial. Para solicitar o exame é necessário que os interessados procurem o fórum mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Em 2005, o processo de descentralização do instituto foi iniciado com mutirões que beneficiaram um total de 5.443 famílias.

Serviço:

Mutirão de exames de DNA em Marília

Data: 21 de julho

Horário: a partir das 8 horas

Local: Ambulatório Mario Covas. Rua Tiradentes, 1.310 – Centro – Marília.

Da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania