Mutirão de exames de DNA atenderá a 445 famílias em Bauru

Foram convocadas 445 famílias para serem atendidas, em 37 municípios, entre eles, Jaú, Lins, Barra Bonita e Lençóis Paulista

ter, 19/06/2007 - 11h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia, realiza no dia 23 de junho, a partir das 8 horas o mutirão de coleta de sangue para exames de DNA na cidade de Bauru. A regional convocou 445 famílias para serem atendidas, num total de 37 municípios, entre eles, Jaú, Lins, Barra Bonita e Lençóis Paulista.

O objetivo da seqüência de mutirões deste ano, iniciada em março pela regional de Santos, onde foram beneficiadas 72 famílias, é atender ao aumento da demanda por exames de DNA e zerar a fila, paralelamente aos agendamentos semanais das rotinas de coleta vigentes em dez regionais no Estado de São Paulo.

Em julho, as famílias das regiões de Araraquara e Marília serão atendidas pelo mutirão de coleta de sangue para investigação de paternidade. Posteriormente, durante o segundo semestre deste ano, o benefício se estenderá para Presidente Prudente, Sorocaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Os exames de DNA feitos pelo Imesc são pedidos via processos judiciais e é necessário que as três, ou mais, partes envolvidas estejam presentes no ato da coleta (mãe, filho e o suposto pai). A ausência de uma das partes impossibilita a coleta. O exame é bem simples: primeiro é preenchida uma ficha e depois realizada a retirada de apenas uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas para análise laboratorial. Para solicitar o exame é necessário que os interessados procurem o fórum mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

O processo de descentralização do instituto foi iniciado em 2005, com mutirões que percorreram as onze regionais paulistas (Araraquara, Araçatuba, Bauru, Campinas, Marília, Santos, Sorocaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Taubaté) e atenderam um total de 5443 famílias.

Serviço

Mutirão de coleta de DNA em Bauru

Data: 23 de junho

Horário: a partir das 8 horas

Local: Hospital Estadual de Bauru – Ambulatório Geral. Av. Luís Edmundo Carrijo Coube, 1100, bloco 3, térreo – Bairro Núcleo Geisel

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(J.H.)