Mutirão de exame de DNA convoca 420 famílias em Araraquara

Evento acontece dia 147 às 8 horas

qui, 12/07/2007 - 11h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), realiza dia 14 de julho, a partir das 8 horas, o terceiro mutirão de coleta para exames de DNA no Estado de São Paulo deste ano e espera atender às 419 famílias agendadas da regional de Araraquara.

A região beneficiada é composta por 23 municípios, entre eles, São Carlos, Itápolis, Ibitinga, Porto Ferreira e Taquaritinga.A seqüência de mutirões em 2007, iniciada em março, já atendeu a 329 famílias das regiões de Santos e Bauru e será estendida a Marília (21 de julho), Presidente Prudente, Sorocaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

O objetivo é absorver a demanda por exames de DNA do litoral e interior paulista e zerar a fila, paralelamente aos agendamentos semanais das rotinas de coleta vigentes em dez regionais no Estado. Os exames de DNA feitos pelo Imesc são pedidos via processos judiciais e é necessário que as três, ou mais, partes envolvidas estejam presentes no ato da coleta (mãe, filho e o suposto pai).

A ausência de uma das partes impossibilita a coleta. O exame é bem simples: primeiro é preenchida uma ficha e depois realizada a retirada de apenas uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas para análise laboratorial. Para solicitar o exame é necessário que os interessados procurem o fórum mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

O processo de descentralização do instituto teve início em 2005, com mutirões que percorreram as onze regionais paulistas (Araraquara, Araçatuba, Bauru, Campinas, Marília, Santos, Sorocaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Taubaté) e atenderam um total de 5443 famílias.

Serviço:

Mutirão de DNA em Araraquara

Data: 14 de julho

Horário: das 8 às 17 horas

Local: Escola Estadual Bento de Abreu. Rua Voluntários da Pátria, s/nº (antiga Rua 5) – Entrada da quadra.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania