Mutirão de DNA zera lista de espera na região de Sorocaba

Ao todo, 987 famílias participaram do mutirão na regional de Sorocaba, que incluiu 70 cidades

seg, 24/09/2007 - 12h59 | Do Portal do Governo

O mutirão de DNA realizado neste final de semana em Sorocaba,pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania,por intermédio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), zerou a demanda por exames de paternidade na região para o calendário 2007 e 2008.

Ao todo, 987 famílias participaram do mutirão na regional de Sorocaba, que incluiu 70 cidades, entre elas Itu, São Roque, Salto, Botucatu, Tatuí e Ibiúna. Ainda neste semestre serão realizados mutirões de DNA em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Os exames de DNA feitos pelo Imesc são pedidos via processos judiciais. É necessário que as três, ou mais, partes envolvidas estejam presentes no ato da coleta (mãe, filho e o suposto pai), portando documentos originais com  foto e certidão de nascimento da criança. A ausência de uma das partes impossibilita a coleta e é necessário  novo pedido judicial.

O exame é bem simples: primeiro é preenchida uma ficha e depois feita a retirada de apenas uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas para análise  laboratorial. 

O Imesc  entrega  por mês cerca de 1,5 mil laudos judiciais.

Para solicitar o exame é necessário que os interessados procurem o fórum  mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Neste ano, o instituto já estendeu o atendimento em mutirão a seis regionais  (Santos,  Bauru,  Araraquara,  Marília,  Presidente Prudente e Sorocaba),  totalizando 2.237 famílias beneficiadas.

As convocações fazem parte de uma iniciativa que visa agilizar o processo de coleta de sangue para  investigação de paternidade  no interior e litoral de São Paulo e zerar a fila, paralelamente às rotinas semanais de coleta vigentes, desde 2006, em dez regionais.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(C.C.)