Mutirão de DNA será realizado amanhã na Baixada Santista

Cerca de 150 famílias, de 24 municípios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, deverão ser atendidas no mutirão

sex, 02/03/2007 - 10h12 | Do Portal do Governo

As Secretarias de Estado da Saúde e da Justiça promovem neste sábado, 3 de março, a partir das 9h, o primeiro mutirão de exames gratuitos de DNA de 2007. A coleta será realizada no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, em Santos, somente para famílias que entraram com pedido judicial para reconhecimento de paternidade.

Cerca de 150 famílias, de 24 municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira, deverão ser atendidas no mutirão. Desde 2006 a coleta para exames de DNA foi descentralizada no interior e litoral do Estado.  Antes disso todas as coletas eram realizadas na cidade de São Paulo.

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), ligado à Secretaria da Justiça, faz a convocação das famílias que entraram com pedido judicial de reconhecimento de paternidade e as encaminha para a realização dos exames de sangue gratuitos nas unidades da Secretaria da Saúde, que disponibilizam espaço físico e profissionais.

Segundo o Imesc, houve um aumento na procura por exames de DNA em todo o Estado. Para atender à demanda serão realizados mutirões como o deste sábado. Os próximos deverão acontecer nas cidades de Bauru, em junho, e Marília, em julho.

A Baixada e o Vale do Ribeira são as regiões com maior número de atendimentos para a coleta de sangue descentralizada. No ano passado compareceram 568 famílias. Os exames de DNA são feitos mediante processos judiciais. Os interessados devem procurar o fórum mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

“Essa parceria evita que mães, filhos e supostos pais que moram no interior e litoral tenham que se deslocar até a capital paulista para realizarem os exames. Os mutirões servirão para diminuir o tempo de espera para a coleta”, afirma o diretor estadual de Saúde, Ricardo Tardelli.

Da Assessoria de Imprensa Secretaria da Saúde

 

(AM)