Mutirão de DNA prevê atendimento de 2.200 famílias no interior

Iniciativa do Governo tem como objetivo garantir a rápida resolução dos casos de investigação da paternidade

qua, 11/05/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) realizará, nos meses de junho e julho, dois mutirões de coleta de sangue para a realização de exames de DNA nas cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. A expectativa é de que 1.100 famílias sejam atendidas em cada município.

Serão recolhidas amostras de material genético exclusivamente de pessoas que tenham recebido intimação judicial para a realização do teste de paternidade, que é previamente agendado com os familiares envolvidos – mãe, filho e suposto pai. Serão deslocados 45 funcionários técnicos da sede do IMESC em São Paulo para as cidades onde acontecerão os mutirões.

Atualmente o Instituto conta com 11 pólos regionais de atendimento, no interior e no litoral, localizados nas cidades de Américo Brasiliense, Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté. A coleta descentralizada foi iniciada em 2005.

Os mutirões são organizados a cada dois anos, após um período de identificação das localidades em que há um maior acúmulo no número de exames que devem ser realizados. A iniciativa tem como objetivo garantir a rápida resolução dos casos de investigação da paternidade.

Para a realização do exame basta a retirada de uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas. O material segue, então, para análise laboratorial e o laudo é emitido dentro de um prazo de 30 a 180 dias. Para a solicitação do exame é preciso procurar um fórum ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Sobre o IMESC

O Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo é considerado um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo. Anualmente cerca de 35 mil laudos são expedidos. Desde sua inauguração, esteve voltado para o atendimento do público e realização de pesquisas científicas.

Dentre as demais atribuições do IMESC, destaca-se a realização de perícias, exames de personalidade e de capacidade profissional. O Instituto promove ainda a formação e treinamento de pessoal especializado por meio da realização de cursos e congressos na área da Medicina Legal, da Medicina Social, da Medicina do Trabalho, da Criminologia, da Criminalística, da Identificação, da História da Medicina e da Ética Profissional.

Serviço
Ribeirão Preto
Data:
11 e 12 de junho
Horário: a partir das 8h
Local: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

São José do Rio Preto
Data:
16 e 17 de julho
Horário: a partir das 8h
Local: Hemocentro do Hospital de Base

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania