Mutirão de DNA atende mil famílias na região de São José de Rio Preto

O Imesc zerou a demanda de atendimentos no Estado em oito regionais do instituto

ter, 13/11/2007 - 22h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), atendeu a demanda de 89 municípios com o último mutirão de DNA de 2007 realizado neste fim de semana em São José do Rio Preto.

Foram convocadas 1.072 famílias para o mutirão da regional de Rio Preto, abrangendo cidades como Catanduva, Fernandópolis, Jales, Mirassol, Sales e Votuporanga. O Imesc zerou a demanda de atendimentos no Estado em oito regionais do instituto (Santos, Bauru, Araraquara, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Ribeirão Preto e São José do Rio Preto). No último mutirão do ano, 616 coletas foram realizadas e 862 famílias foram atendidas pelo instituto.

O exame é bem simples: primeiro é preenchida uma ficha e depois feita a retirada de apenas uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas para análise laboratorial. O Imesc entrega por mês cerca de 1,5 mil laudos judiciais. Para solicitar o exame é necessário que os interessados procurem o fórum mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Os exames de DNA feitos pelo Imesc são pedidos via processos judiciais. É necessário que as três, ou mais, partes envolvidas estejam presentes no ato da coleta (mãe, filho e o suposto pai), portando documentos originais com foto e certidão de nascimento da criança. A ausência de uma das partes impossibilita a coleta e é necessário novo pedido judicial.

As ações fazem parte de uma iniciativa que visa a agilizar o processo de coleta de sangue para investigação de paternidade no interior e litoral de São Paulo e zerar a fila, paralelamente às rotinas semanais de coleta vigentes, desde 2006, em dez regionais.

Da Secretaria da Jusitça e da Defesa da Cidadania

(M.C.)