Mutirão de DNA atende 1,5 mil famílias em São José do Rio Preto

É necessário que a mãe, filho e o suposto pai estejam presentes no ato da coleta

sáb, 22/08/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), promove, neste sábado e domingo, 22 e 23, o mutirão de coleta de sangue para exames de paternidade (DNA). A análise laboratorial será realizada com 1.500 famílias da regional administrativa de São José do Rio Preto, que inclui 98 cidades, entre elas Catanduva, Fernandópolis, Jales, Mirassol, Sales e Votuporanga. 

Durante o ano, o Imesc ainda atenderá as regionais de Araçatuba, Santos, Taubaté, Araraquara e Presidente Prudente, beneficiando um total de 8.950 famílias agendadas. 

O próximo mutirão será realizado em Araçatuba, em setembro, e atenderá 1.000 famílias das cidades da regional. 

Mutirão 2009 

As convocações fazem parte de uma iniciativa que visa agilizar o processo de coleta de sangue para investigação de paternidade no interior e litoral de São Paulo e zerar a fila, paralelamente às rotinas semanais de coleta vigentes em 10 regionais. 

Sobre o exame de DNA 

Os exames de DNA feitos pelo Imesc são pedidos via processos judiciais. É necessário que as três, ou mais, partes envolvidas estejam presentes no ato da coleta (mãe, filho e o suposto pai), portando documentos originais com foto e certidão de nascimento da criança. A ausência de uma das partes impossibilita a coleta. 

O exame é bem simples: primeiro é preenchida uma ficha e depois feita a retirada de apenas uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas para análise laboratorial. Para solicitar o exame é necessário que os interessados procurem o fórum mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado. 

Serviço
Mutirão de coleta de sangue para exames de DNA em São José do Rio Preto
Data: sábado e domingo, 22 e 23
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Ambulatório Geral do Hospital de Base de São José do Rio Preto
Endereço: Rua Antonio de Godoy, 5.600 – São Manoel – São José do Rio Preto

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania