Mutirão da Sabesp fiscaliza mais de 3 mil imóveis

Foram emitidos por parte da Vigilância Sanitária 300 autos de infração

ter, 06/03/2012 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp, em parceria com a Prefeitura de Caraguá e através do Setor de Vigilância Sanitária, concluiu nesta semana o mutirão de fiscalização nos bairros da cidade. Aproveitando a alta temporada de verão e a grande presença de veranistas, o foco da ação foram os imóveis que ainda não estão conectados à rede de esgoto da Sabesp.

Foram mais de três mil fiscalizações realizadas pelas equipes nos seguintes bairros: Pegorelli, Martim de Sá, Sumaré, Centro, Jardim Primavera, Indaiá, Caputera, Ponte Seca, Jaqueira, Tinga, Poiares, Jardim Maristela, Jardim Samambaia, Aruan, Olaria, Casabranca, Barranco Alto, Travessão, Massaguaçú, Porto Novo, Rio do Ouro, Golfinhos, Pontal Santa Marina, Cidade Jardim, Cantagalo e Praia das Palmeiras.

Ao todo, foram emitidos por parte da Vigilância Sanitária 300 autos de infração, que dá um prazo de 10 dias para o proprietário providenciar as instalações e/ou solicitar o pedido da ligação de esgoto.

Com o protocolo do pedido de ligação de esgoto o cliente pode apresentar na Vigilância Sanitária e o auto de infração é imediatamente cancelado. Porém, passado o prazo legal e se nenhuma providência tenha sido tomada pelo morador ou veranista, o imóvel já está sujeito a aplicação de multa, que pode variar entre R$ 230 e R$ 2,3 mil.

De acordo com a gerente comercial da Sabesp de Caraguá, Marta Regina Oliveira, a ideia é que novo mutirão seja feito na segunda quinzena de março para verificar se os imóveis vistoriados já providenciaram a ligação.

“Uma das prioridades é retornar aos locais onde os imóveis estão próximos aos rios e córregos, como Canta Galo (Rio Guaxinduba), Caputera e Ponte Seca (Rio Santo Antônio) e Tinga (Rio da Paca)”, ressalta. O objetivo, segundo a gerente, é conscientizar os moradores sobre a importância da conexão e os benefícios ao meio ambiente e a saúde.

Somente na cidade, segundo levantamento da Sabesp, são quase 4,5 mil ligações não conectadas a rede.

Da Sabesp