Mutirão da Cidadania deve atender mais de sete mil pessoas

Ação social que envolve diversos órgãos e sociedade civil ocorre no sábado, 20, na capital

sex, 19/08/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, 20, a partir das 10h, a Rede Social do Centro fará da Praça Princesa Isabel o cenário do 3º Mutirão da Cidadania no Centro, iniciativa que conta com o apoio dos setores público e privado para oferecer serviços gratuitos destinados à população nas áreas de saúde, cidadania, social e cultural.

O 3º Mutirão, que na última edição realizou mais de 28,2 mil atendimentos efetivos, pretende aumentar este número. Neste mês, serão oferecidos 63 serviços por 43 entidades e instituições parceiras, distribuídas em 34 tendas, ocupando todo o espaço da Praça.

Para atingir esta meta, o evento conta com a participação de entidades como o Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias da Justiça e da Defesa da Cidadania e da Segurança Pública; a Prefeitura Municipal; o Ministério Público Estadual e Federal; a Defensoria Pública da União e do Estado; o Juizado Especial Federal; o INSS; a Cruz Vermelha; as Igrejas e Missões Sociais Cristãs da região; entre outros parceiros.

O objetivo é oferecer serviços de orientação e apoio ao cidadão, tais como emissão de documentos; direcionamento para vagas de emprego; registro de denúncias policiais e de práticas de racismo; aconselhamento jurídico e atendimentos médico, psicológico e espiritual; além do acolhimento de dependentes químicos, inclusive com a disponibilização de vagas em centros de recuperação para moradores de rua e viciados em drogas. Para tanto, mais de 500 voluntários estarão mobilizados para auxiliar a população no encaminhamento para as áreas de atendimento.

“Um dos focos do mutirão é garantir que as pessoas tenham acesso gratuito neste dia a serviços diversos, englobando as áreas jurídicas, de previdência social, cidadania e saúde, além de oferecer oportunidades de reinclusão na comunidade àqueles que desejam este apoio, mas não sabem por onde começar”, diz o coordenador geral do Mutirão da Cidadania no Centro, Daniel Checchio.

A ação terá ainda intensa programação cultural dedicada a crianças, jovens, adultos e idosos, com atividades lúdicas e de recreação; apresentações de teatro e shows de hip hop, samba, rock e gospel ao longo de suas oito horas de duração. O evento conta com a participação do Projeto Prosseguindo, que levará o Coral – Grupo Gerações, da Zona Norte de São Paulo.

Serviço

III Mutirão da Cidadania no Centro
Data: 20 de agosto de 2011
Horário: das 10h às 18h
Local: Praça Princesa Isabel – Centro de SP

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania