Mutirão da Carona incentiva transporte solidário

Outro objetivo da Secretaria do Meio Ambiente é contribuir para a redução da poluição

qui, 29/05/2008 - 9h11 | Do Portal do Governo

“Eu já estava preparado para levar essa multa hoje!”. Foi com essa lamentação que o motorista Cláudio Lima entrou, logo cedo, no clima do Mutirão da Carona – Seja Solidário – Carona é Legal, que ocorreu ontem nas regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas. A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente, teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se ocupar os espaços ociosos nos veículos, visando à redução dos congestionamentos e da emissão de poluentes. Lima, que não dera carona, sabia que merecia a “multa legal”, uma intervenção lúdica feita por monitores, atores e voluntários que impunham uma punição simbólica aos motoristas solitários.

Ao longo da manhã, oito cruzamentos de grande movimento na capital foram tomados por equipes que interagiam com os motoristas. Os que estavam acompanhados recebiam adesivos, bonés e camisetas pelo exemplo de comprometimento com a defesa ambiental.

“Mas não vale o meu cachorro?”, argumentou um motorista que tinha como única companhia o seu animal de estimação. Não valeu. Também levou uma “multa legal”.

Havia, contudo, bons exemplos. Um carro com quatro estudantes de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) exibia o seu adesivo com os dizeres “carona é legal”. Os jovens aprovaram a ação. “Já que ainda não temos Metrô perto de casa, temos que criar as nossas alternativas”, disse o motorista, vestido de branco, a caminho da faculdade, com os seus caronistas.

Até mesmo alguns pedestres, curiosos com o movimento dos “fiscais da carona”, paravam para saber o que era. “Acho muito boa a iniciativa, esses carros estão engolindo a cidade”, comentou o aposentado José Mendes, que caminhava pela Avenida Rebouças, próximo à Avenida Brasil, na zona oeste da capital.Ambiental e estratégico – A proposta do Mutirão da Carona é conscientizar a população das grandes cidades sobre a importância da carona, visando a redução, em curto prazo, do número de carros trafegando pelas vias públicas e, conseqüentemente, dos congestionamentos e das emissões de poluentes. A SMA firmou parcerias com empresas privadas, órgãos públicos e escolas para incentivar a prática da carona nesses estabelecimentos. Ao todo, quase 90 instituições divulgaram a ação e 16 empresas montaram esquemas de carona entre os seus funcionários. Dois milhões de panfletos, informando sobre os reflexos do excesso de veículos no trânsito, na poluição e na saúde pública, foram distribuídos em todo o Estado.

Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da prefeitura de São Paulo, mostram que a taxa média de ocupação dos automóveis não chega a 1,5 pessoa por veículo. Esse número pode ser observado no dia-a-dia com os recordes de congestionamentos e a poluição do ar, que freqüentemente ultrapassa os índices recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A poluição veicular é o maior vilão na emissão de substâncias tóxicas na capital. Os reflexos vão desde o aumento de doenças cardiorrespiratórias até os efeitos no aquecimento global.

O Mutirão da Carona integra o projeto ambiental estratégico Mutirões Ambientais, da SMA. Desde setembro do ano passado, foram realizadas quatro iniciativas: Mutirão Verde (plantio e conservação de árvores), Mutirão Ambiental (“evite sacolas plásticas”), Mar Limpo (recolhimento de lixo no mar) e Mutirão Azul (uso racional da água).

Para este ano, estão programados mais quatro mutirões: um de recolhimento de lixo eletrônico (celulares, pilhas, baterias etc.), outro de reciclagem de óleo de cozinha, e, em razão do sucesso, a repetição do Mutirão Ambiental e do Mar Limpo.

Da Secretaria do Meio Ambiente