Mutirão contra câncer de próstata atenderá 10 mil servidores de SP

Com 14 postos de orientação em todo o Estado, campanha tem como objetivo estimular a prevenção e o diagnóstico precoce da doença

sex, 22/11/2013 - 15h12 | Do Portal do Governo

O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) aderiu ao Novembro Azul e promoverá, a partir de segunda-feira, 25, uma campanha de prevenção ao câncer de próstata que deverá atingir cerca de 10 mil pessoas.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Os pacientes vão passar por coleta de sangue para dosagem de PSA no Hospital do Servidor Público Estadual e por orientação na rede própria do Iamspe no interior. A campanha tem como objetivo estimular a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Serão 14 pontos de orientação em todo o Estado.

No Hospital do Servidor, a campanha vai de 25 a 29, no ambulatório de Urologia do hospital, das 7h às 19h. Não há necessidade de agendamento prévio. Os servidores estaduais e seus beneficiários com 45 anos ou mais passarão por avaliação médica e terão o sangue coletado para dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico).

LEIA TAMBÉM
Novembro Azul: cartilha do Icesp dá dicas para detectar o câncer de próstata
VídeoSP: conheça o Centro de Saúde do Homem, referência na América Latina

Nos postos de atendimento do Iamspe no interior (Ceamas), as orientações serão realizadas na quarta-feira, dia 27. Segundo o diretor do Serviço de Urologia do HSPE, Limirio Leal da Fonseca, a detecção precoce do câncer de próstata aumenta as chances de cura.

“O câncer de próstata tem uma evolução silenciosa, não havendo sintomas nos estágios iniciais da doença. Em uma fase mais avançada, o paciente pode sentir dor óssea, dificuldade para urinar, apresentar sangramentos na urina, infecções ou insuficiência renal”, diz o médico.

Do Portal do Governo do Estado