Músicos privilegiam história da música esta semana

Conservatório de Tatuí promove a segunda edição da Semana de Promoção da Área de Performance Histórica

seg, 22/10/2007 - 7h34 | Do Portal do Governo

Da segunda, 22, à sexta-feira, 26, o Conservatório de Tatuí promove a segunda edição da Semana de Promoção da Área de Performance Histórica. Serão, ao todo, 15 apresentações e palestras que acontecem nas dependências do Conservatório de Tatuí, em uma escola e uma livraria. O objetivo é desmistificar a música antiga e divulgar o melhor do repertório barroco e renascentista. As atividades têm organização da professora Débora Ribeiro e coordenação geral de Cadmo Fausto.

As atividades começam nesta segunda-feira, 22, no Anexo IV, às 19h30, com abertura oficial e apresentação do Conjunto Loggia.

Na terça, 23, às 8h e 14h, no Anexo IV, haverá sessão de cinema sobre a história da música antiga. No mesmo dia 23, às 20h30, o teatro “Procópio Ferreira” recebe recital de clarinete histórico e fortepiano, com Luciano Pereira e Pedro Persone.

Já no dia 24, a partir das 15h30 no Centro Educacional Sesi, acontece apresentação do Conjunto Loggia. No mesmo dia, às 19h30, no Anexo IV, apresentam-se os alunos premiados no concurso interno de flauta doce, realizado no último mês.

Na quinta, 25, alunos do núcleo de musicalização infantil e professores recebem apresentação de flauta doce no Anexo III, a partir das 10h. Às 14h, haverá audição dos alunos de cravo e música de câmara no Anexo IV. Já às 15h30, o Chorus de Flauta Doce Zarabanda faz apresentação no Anexo III; às 17h10, o mesmo grupo se apresenta no Anexo IV. Ainda na quinta, 25, às 19h30, haverá apresentação do conjunto de música antiga Euterpe na livraria Contos e Encontros.

No último dia da semana de evento, sexta-feira, 26, às 10h o teatro “Procópio Ferreira” recebe o Conjunto de Música Antiga Loggia e o Chorus de Flauta Doce Zarabanda. A última atração da semana será às 13h30, no Anexo IV, quando acontece a maratona de palestras de alunos da disciplina práticas interpretativas, com Pedro Persone.

Com exceção dos eventos realizados no Teatro “Procópio Ferreira” que terão ingressos vendidos a R$ 3 (R$ 1,50 idosos e estudantes), todos os demais têm entrada franca. O evento visa divulgar as atividades pedagógicas desenvolvidas na área de performance histórica e promover o intercâmbio pedagógico e artístico entre os diversos segmentos do Conservatório e comunidade local.

Endereços:

Anexo IV – Rua 15 de Novembro, 353; Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415;

Sesi – Avenida São Carlos, s/nº; Anexo III Rua São Bento, 412; e Livraria Contos e Encontros Avenida Salles Gomes, 161.

Conservatório de Tatuí

A área de performance histórica está ligada ao setor de canto coral, um dos 15 setores de atuação artística e cultural do Conservatório de Tatuí, uma Organização Social da Cultura (O.S.) ligada à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

O Conservatório de Tatuí é a maior escola de música com ensino gratuito da América Latina. Fundado há 53 anos, oferece 29 cursos distintos, além de manter grupos artísticos e pedagógicos de nível profissional – Orquestra Sinfônica Paulista, Orquestra de Sopros Brasileira, Big Band SamJazz, Grupo de Choro Quebrando Galho, coral Da Boca Pra Fora, Grupo Percussionista de Câmara, Octopus Camerata de Violão e Grupo Teatral Novas Tendências – além de mais de 50 grupos semi-profissionais e o Teatro “Procópio Ferreira”.

SERVIÇO

Data: De 23 a 26 de outubro de 2007
Horários Variados
www.conservatoriodetatui.org.br / 15 32514573

Do Conservatório de Tatuí

(C.C.)