Música: Violoncelista da República Tcheca dá curso no Conservatório de Tatuí

Atividades com Marek Jerie ocorrem nos dias 18 e 19

qua, 13/09/2006 - 9h17 | Do Portal do Governo

Amantes do violoncelo terão oportunidade de assistir à masterclass (curso) com o instrumentista tcheco Marek Jerie, nos dias 18 e 19, no salão Villa-Lobos, no Conservatório de Tatuí. As atividades ocorrem em dois períodos: das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Jerie nasceu em Praga, em 1947. Estudou em conservatórios da capital tcheca e na Suíça, obtendo diploma de solista na Academia de Música de Praga em 1975. Aprofundou seu conhecimento musical em masterclasses com Casals, Rostropowitsch e Navarra.

Graças a Marek Jerie, concertos valiosos para violoncelo da República Tcheca do século 18, como os de Joseph Reicha e Joseph Fiala, foram descobertos nos arquivos de Lobkowitz. O violoncelista preparou essas obras para apresentar em concertos, rádio, gravações em estúdio, e editou-as para publicação.

Jerie tem obras dedicadas à sua arte de compositores contemporâneos como Lubos Fiser e Evzen Zámecnik. Como solista e integrante do Guarneri-Trio de Praga, tem feito diversos espetáculos em importantes salas de Londres, Paris, Basiléia, Munique, Viena, Moscou, e também na Austrália, América do Norte, América do Sul e Ásia. Desde 1979 é professor da classe de violoncelo do Conservatório de Lucerna, na Suíça.

SERVIÇO

Interessados em participar do masterclass gratuito devem se inscrever com antecedência no Centro de Produção do Conservatório de Tatuí, na Rua São Bento, 415. Mais informações, pelo telefone (15) 3251-4311

Da Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí