Música: Projeto Guri apresenta Os Saltimbancos na Sala São Paulo

Apresentação será no próximo domingo, dia 8

sex, 06/10/2006 - 8h13 | Do Portal do Governo

O Projeto Guri apresenta, no dia 08 de outubro (domingo), na Sala São Paulo, como parte do programa Concertos Matinais da Secretaria de Estado da Cultura, o musical Os Saltimbancos. As canções serão interpretadas pela Orquestra e Coral do Pólo de São Bernardo do Campo e Coral do Pólo Santo André, sob regência do maestro Daniel Cornejo, e a atuação fica por conta da Cia. Teatral Quatro na Trilha.

Os ingressos são adquiridos por meio da doação de um quilo de alimentos não perecíveis e devem ser retirados na Sala São Paulo, no dia do espetáculo. As doações serão encaminhadas a instituições beneficentes do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo.

No palco estarão 114 pessoas, sendo 110 jovens do Projeto Guri e quatro atores da Cia. Teatral Quatro na Trilha: Denise Cecchi, Linaldo Telles, Renata Augusto e Rafael Cortez. Dos 74 alunos do Pólo São Bernardo do Campo, são 44 na orquestra e 30 no coral. O Pólo Santo André contará com 36 jovens no coral.

Sinopse

Os Saltimbancos conta a história de quatro animais: uma gata, um jumento, uma galinha e um cão, que, revoltados com o tratamento recebido de seus donos e “patrões”, resolvem fugir e lutar pelos seus direitos como animais. Os quatro se encontram, por acaso, e formam um grupo musical. Assim, embarcam numa viagem cheia de aventuras. Na trama, o jumento, cansado de tanto trabalhar sem recompensa alguma, decide fugir para a cidade, almejando um emprego como músico.

No caminho, encontra o cão, outro animal desiludido com seu antigo dono, quem nunca reconhecera seu valor como amigo. O jumento, então, convida o companheiro para segui-lo em direção a cidade. No mesmo caminho, eles encontram a galinha, que havia fugido de seu antigo galinheiro para não virar canja, e se junta à dupla sonhadora. Adiante, no enredo, eles encontram a gata, que não mais suportava viver presa, pois, segundo ela, os gatos já nascem livres.

Os quatro amigos, depois de muito caminhar, chegam à Pousada do Barão, onde imaginavam descansar. Mas era proibida entrada de animais no estabelecimento. Resolvem, então, espiar pela janela e, pasmos, vêem no interior do local seus antigos patrões. É quando os animais resolvem dar um susto nos humanos, que fogem às pressas.

Assim, Os Saltimbancos passam a ser os novos donos do local. A inspiração de Os Saltimbancos parte do conto Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm. O texto original é de Sérgio Bardotti, músicas de Luiz Enriquez e letras de Chico Buarque.

Projeto Guri

O Projeto Guri, uma Organização Social sem fins lucrativos, promove a inclusão social e cultural por meio do ensino coletivo da música, desenvolvendo a sociabilidade, a auto-estima e o senso de cidadania de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, além de incentivar o interesse pelas artes.

O Projeto Guri que completa 11 anos em novembro de 2006 surgiu na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. No entanto, conquistou apoio de vários setores da comunidade, como organizações do terceiro setor e iniciativa privada. Em 1997 foi criada a Associação Amigos do Projeto Guri e, em 2004 foi qualificada como uma Organização Social na área da Cultura, sem fins lucrativos, que colabora técnica e financeiramente para o desenvolvimento do projeto. A entidade possui diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, mas o principal mantenedor do Projeto Guri é o Governo do Estado de São Paulo.

Atualmente, o projeto atende 31 mil alunos e está presente em 304 pólos, sendo 49 na FEBEM (Fundação do Bem – Estar do Menor), 253 pólos no Estado de São Paulo, 01 pólo em Maringá, no Paraná, e 01 pólo em Estância Velha, no Rio Grande do Sul. Até o final de outubro de 2006 serão 374 pólos, beneficiando 46 mil jovens e seus familiares.

O Projeto Guri disponibiliza, gratuitamente, os cursos de violino, viola, violoncelo, baixo acústico, violão, cavaquinho, viola caipira, percussão, saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone e canto coral. O Projeto Guri conta com o trabalho de aproximadamente 1.500 colaboradores, devidamente qualificados para ensinar aos jovens não somente como tocar instrumentos musicais, mas também respeito e responsabilidade. Dessa forma, colaboram para o desenvolvimento, nos jovens, do espírito de atividades em grupo, conceito ensinado como princípio a cada participante, enfatizando a ação cooperativista. Até o final de 2006 mais de 600 empregos diretos serão gerados. No momento 63 ex-alunos do Projeto Guri atuam na instituição, sendo que 50 são instrutores de música, 10 montadores de orquestra e 2 trabalham com produção de eventos e há também uma orientadora de pólo.

O Projeto Guri não pretende formar músicos profissionais, mas, sim, capacitar seus alunos para que tenham uma atitude positiva diante das dificuldades da vida, para que sejam confiantes e tenham o dinamismo necessário para vencer obstáculos e procurar atingir suas metas.  Por isso, o Guri pode ser considerado um grande complemento à educação: por colaborar na formação do caráter e da personalidade dos seus participantes.