Música: Parceria permite ensino gratuito a mais de 300 jovens do Vale do Paraíba

Por meio de parceria com o Centro Tom Jobim, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo retomou o funcionamento da escola de música

qui, 11/01/2007 - 13h32 | Do Portal do Governo

Por meio de parceria firmada com o Centro Tom Jobim, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos, retomou o funcionamento de sua escola de música na cidade. Isso permite o ensino musical gratuito a mais de 300 jovens do Vale do Paraíba.

A instituição oferece cursos de percepção musical, musicalização, violino, viola, oboé, trompete e trombone, entre outros. As aulas são ministradas por professores do Centro Tom Jobim e músicos da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos.

A Fundação Cultural realizou ampla reforma em um de seus prédios anexos, criando 13 salas específicas para música, com tratamento acústico. O investimento no espaço veio acompanhado de nova proposta de ensino. Até 2005, os alunos da instituição recebiam aulas de música apenas por meio de oficinas de curta duração. Nessa nova fase, os alunos terão acompanhamento pedagógico mais extenso e profundo, com currículos e programas de ensino de forma sistematizada e com certificação de curso.

A proposta pedagógica do Centro Tom Jobim é formar profissionais qualificados e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Com a prática instrumental coletiva, a intenção é permitir a formação de novos grupos musicais, que, coordenados pelos professores do Centro Tom Jobim, possam realizar apresentações públicas e, dessa forma, incentivar os alunos a ingressarem na atividade artística.

A proposta da Fundação Cultural para 2007 é, sob a orientação do Centro Tom Jobim, ampliar o atendimento à comunidade do Vale do Paraíba.

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)