Música: Osesp cria academia para formar músico de orquestra

Rigorosa seleção definiu os oito primeiros bolsistas da iniciativa inédita

seg, 10/07/2006 - 13h30 | Do Portal do Governo

  Oito jovens músicos brasileiros conquistaram oportunidade inédita no País. Eles foram selecionados entre mais de 50 candidatos para integrarem a recém-criada Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), considerada a mais importante da América Latina.

Formam a primeira turma de bolsistas que receberão da instituição, a partir do mês de agosto, uma combinação de aulas individuais e coletivas de instrumento, de música de câmara e de prática de orquestra, além de aulas teóricas, que incluem treinamento auditivo e história da música. Terão, ainda, a chance de estagiar em grupos de câmara e na própria Osesp, durante a sua temporada de concertos. Para freqüentar os cursos na sede da Osesp, na Sala São Paulo, cada um deles receberá R$ 1 mil por mês.

Inspirada no curso oferecido pela Filarmônica de Berlim, a Academia é uma antiga idéia do maestro John Neschling, diretor-artístico da Osesp. “Estamos ansiosos por iniciar mais esse importante projeto, paralelo aos nossos concertos, que deixará, e disso eu não tenho dúvidas, marcas profundas na futura vida das orquestras brasileiras”, declarou o idealizador da entidade, administrada pela Fundação Osesp e que selecionará mais oito bolsistas dentro de seis meses.

Sua criação foi impulsionada pela dificuldade de encontrar músicos profissionais devidamente qualificados para compor os quadros da Osesp e de orquestras similares. De acordo com uma das coordenadoras da iniciativa, Ana Paula Emerich, a academia pretende ajudar a suprir a carência, existente no País, de cursos de música que prevejam em suas organização curricular as características técnicas e o alto grau de especialização que um músico de orquestra necessita. “Nosso principal objetivo é tutelar a formação e o ingresso no mercado profissional de jovens e talentosos músicos brasileiros”, explica.

Superando expectativas – Os cursos terão duração de dois anos, renováveis por mais um quando preciso. Serão compostos de um programa de treinamento rigoroso, específico e prático, conduzido pelos principais músicos da Osesp. Um deles é o violinista italiano Emmanuele Baldini, spalla (primeiro violinista) da orquestra desde março de 2005. O músico ficou surpreso com a qualidade artística dos concorrentes.

Com idades entre 13 e 25 anos, foram selecionados em duas etapas: a primeira, realizada por meio de currículo e gravação e, a final, abrangeu uma audição individual, seguida de prova teórica classificatória. “Esses oito músicos com certeza se destacarão na carreira, pois são muito talentosos. O nível da seleção foi altíssimo, superou as expectativas”, avalia Baldini.

SERVIÇO

Academia de Música da Osesp

Sala São Paulo: Praça Júlio Prestes, s/nº

Telefone (11) 3351 8188

Simone de Marco – Agência Imprensa Oficial

 

(AM)