Música: Orquestra Tom Jobim se apresenta no Memorial da América Latina

Concerto, com destaque para primeira audição nacional da obra Lenda do Carneiro Encantado, composta por João Linhares , será no dia 25

dom, 19/11/2006 - 13h03 | Do Portal do Governo

Um concerto instrumental, com destaque para primeira audição nacional da obra Lenda do Carneiro Encantado, composta por João Linhares e inspirada num conto nordestino, será apresentado, no próximo sábado, 25 de novembro, no Memorial da América Latina, pela Orquestra Tom Jobim. A regência será dos maestros Roberto Sion e João Linhares.

A Orquestra apresentará ainda: Beatriz (Chico Buarque e Edu Lobo), O Fino do Choro (Cyro Pereira), Samba do Grande Amor (Chico Buarque) e Suite para Lilioca (Roberto Sion), entre outras.

O espetáculo será às 21 horas, no Auditório Simon Bolívar, com capacidade para 876 pessoas, no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura, 664 – Portão 12 e 13 – tel.: 3823.4660), com entrada franca.

Orquestra Tom Jobim

Formada por bolsistas do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, departamento da Secretaria de Estado da Cultura, a Orquestra Tom Jobim é uma resposta concreta ao futuro da música e, principalmente, ao jovem músico brasileiro, objetivando o resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, a dedicação à obra do grande mestre Tom Jobim, a pesquisa e a experimentação musical.

Reunindo 43 músicos bolsistas entre 13 e 25 anos, sua formação sinfônica (cordas, madeiras e metais), somada à sessão rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), fazem dela um corpo musical sui-generis que amplia consideravelmente as fronteiras da música. Tendo estreado no 31º Festival de Inverno de Campos do Jordão, já se apresentou com artistas de estilos diferentes da nossa MPB, como Elza Soares, Paula Lima, Chico Pinheiro, Germano Mathias, Dominguinhos, Claudette Soares, Alaide Costa, Johnny Alf, Nelson Ayres, Heraldo Do Monte, Arismar do Espirito Santo, Maurício Einhorn, Arrigo Barnabé e Zimbo Trio.

Roberto Sion – Regente Titular

Um dos mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira Roberto Sion é, além de saxofonista, flautista e clarinetista, reconhecido pelo seu trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor.

Foi vanguardista em utilizar os elementos do jazz e da música brasileira, seja ela Bossa Nova ou Samba, fazendo deste estilo sua marca registrada. Iniciou-se ao piano com 5 anos; aos 8 saxofone, clarineta, solfejo, harmonia e canto coral no Conservatório Lavignac, de Santos.

Estudou na Berklee School of Music, onde aprofundou seus conhecimentos de arranjo e improvisação e estuda saxofone com Joseph Viola, Ryo Noda, Lee Konitz e Joe Allard. Desenvolveu e aprimorou sua carreira de compositor e arranjador e estuda análise e composição com Damiano Cozzella, Olivier Toni, Willy C. Oliveira e H. J. Koellreutter.

Tocando desde os 11 anos, faz parte de seu curriculum sete albuns gravados, apresentações como solista em vários países da Europa, Estados Unidos, Japão e Israel. Desde 1998 atua no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. Onde é regente titular da Orquestra Jovem Tom Jobim.

Serviço

Data: Sábado, 25 de novembro

Horário: 21 horas

Local: Auditório Simon Bolívar

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura, 664 – Portão 12 e 13 

Tel: 3823-4660

Entrada franca

Assessoria de Imprensa do Centro Tom Jobim