Música: Orquestra Jovem do Estado no Theatro São Pedro apresenta três obras de Mozart

Participação especial Coral Jovem do Estado

ter, 29/08/2006 - 13h36 | Do Portal do Governo

O grande Wolfgang Amadeus Mozart é o homenageado pelo concerto que Orquestra Jovem do Estado e Coral Jovem do Estado apresentam no domingo, 3 e 10 de setembro, às 11 horas, no Theatro São Pedro. Para celebrar a arte do genial compositor austríaco nos 250 anos de seu nascimento os dois grupos de músicos jovens do Centro Tom Jobim interpretarão a abertura da ópera A Flauta Mágica; Concerto para Fagote e Orquestra, tendo com solista Marcos Fokin, e a Missa in Dó – (Trinitatis – Messe).

A regência das duas primeiras peças é do Maestro Luis Fernando Marchetti, enquanto o maestro chileno Victor Hugo Toro regerá a terceira obra.

O Theatro São Pedro tem capacidade para 636 pessoas, na Rua Barra Funda, 171 – próximo ao Metrô e Praça Marechal Deodoro – tel.: 3667-0499, a entrada é franca.

PROGRAMA

1) W. A. Mozart – Abertura da ópera “A Flauta Mágica” KV 620

Regente: Luiz Fernando Marchetti

2) W. A. Mozart – Concerto para Fagote e Orquestra KV 191

I – Allegro

II – Andante ma adagio

III – Rondo: Tempo di menuetto

Solista Fagote: Marcos Fokin

Regente: Luiz Fernando Marchetti

3) W. A. Mozart – Missa in Dó – (Trinitatis – Messe) KV 167

I – Kyrie

II – Gloria

III – Credo

IV – Sanctus

V – Benedictus

VI – Agnus Dei

Regente: Victor Hugo Toro

ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO

Formada por 70 músicos bolsistas, a Orquestra Sinfônica Jovem Eleazar de Carvalho, conhecida como “Estadualzinha”, foi fundada em 1979 no Festival de Inverno de Campos do Jordão, abrigando alunos que viriam a se tornar destacados profissionais no meio musical paulista e nacional. É hoje uma das raras orquestras brasileiras dedicadas à experimentação musical para jovens estudantes de música.

Através de criteriosa escolha de repertório e orientação musical focada no desenvolvimento técnico-musical de seus integrantes, tem conseguindo conciliar com êxito os aspectos pedagógicos e a qualidade artística de suas apresentações. Representou o Brasil no 2° Encontro Latino Americano de Orquestras Juvenis (1985), realizado em La Plata (Argentina) e foi responsável por execuções brasileiras de primeiras audições de obras dos compositores Antón Dvórak (Stabat Mater Op.58 para coro, solistas e orquestra) e G.G. Handel (a ópera Hércules).

Atualmente tem se apresentado com solistas de renome como Antonio Del Claro, Cláudio Cruz, Gilberto Tinetti, Marcelo Jaffé, Gretchen Miller, Adélia Issa, Celine Imbert, entre outros. Seu regente atual é o maestro João Maurício Galindo e tem como assistente Luiz Fernando Marchetti.