Música: Orquestra Jovem do Estado faz apresentação especial no Theatro São Pedro

Obras de Mozart, Glazunov e Beethoven em concerto gratuito em 12 de novembro

ter, 07/11/2006 - 12h39 | Do Portal do Governo

A Orquestra Jovem do Estado, sob a regência do Maestro Luis Amato, faz apresentação especial em 12 de novembro, domingo, às 11h, no Theatro São Pedro. Este concerto será para premiação dos vencedores do Concurso Jovens Solistas da orquestra do ano de 2005, cujo nome oficial é Orquestra Sinfônica Jovem Maestro Eleazar de Carvalho, o grande regente brasileiro que instituiu o Concurso de Jovens Solistas nos anos 50.

Esse concerto oferece a estes jovens músicos a oportunidade de se apresentarem à frente de uma orquestra, algo nem sempre acessível a quem está em início de carreira.

No programa, Concerto para saxofone e orquestra, de A. Glazunov, tendo como solista Douglas Braga, 20 anos (membro da Banda Jovem do Estado); Concerto para flauta e orquestra nº 1, em sol maior, de W. A. Mozart, com o solista Rodrigo Carneiro da Silva, 22 anos, um dos premiados do Jovens Solistas; Concerto para piano e orquestra nº 03, de Beethoven, com solo de Alfredo Abbati Neto, outro premiado.

O Theatro São Pedro tem capacidade para 636 pessoas, na Rua Barra Funda, 171 – próximo ao Metrô e Praça Marechal Deodoro – tel: 3667.0499. A entrada é franca.

ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO

Formada por 70 músicos bolsistas, a Orquestra Sinfônica Jovem Maestro Eleazar de Carvalho, conhecida como “Estadualzinha”, foi fundada em 1979 no Festival de Inverno de Campos do Jordão, abrigando alunos que viriam a se tornar destacados profissionais no meio musical paulista e nacional. É hoje uma das raras orquestras brasileiras dedicadas à experimentação musical para jovens estudantes de música.

Através de criteriosa escolha de repertório e orientação musical focada no desenvolvimento técnico-musical de seus integrantes, tem conseguindo conciliar com êxito os aspectos pedagógicos e a qualidade artística de suas apresentações.

Representou o Brasil no 2° Encontro Latino Americano de Orquestras Juvenis (1985), realizado em La Plata (Argentina) e foi responsável por execuções brasileiras de primeiras audições de obras dos compositores Antón Dvórak (Stabat Mater Op.58 para coro, solistas e orquestra) e G.G. Handel (a ópera Hércules). Se apresenta com solistas de renome como Antonio Del Claro, Cláudio Cruz, Gilberto Tinetti, Marcelo Jaffé, Gretchen Miller, Adélia Issa, Celine Imbert, entre outros. Seu regente atual é o maestro João Maurício Galindo e tem como assistente Luiz Fernando Marchetti.