Música: “Orfeo – Favola in Musica” abre a temporada de óperas do Theatro São Pedro

Programação da APAA prevê concertos mensais e a série "Ópera do Meio-Dia"

qui, 23/03/2006 - 12h42 | Do Portal do Governo

A ópera “Orfeo – Favola in Musica”, de Claudio Monteverdi, inaugura nos dias 30 de março e 1º e 2 de abril a Temporada Lírica 2006 que a APAA – Associação Paulista de Amigos da Arte – realizará no Theatro São Pedro.  Ao todo serão apresentadas onze óperas até o mês de dezembro, além de uma programação especial na série “Ópera do Meio-Dia”, que reunirá montagens em únicas apresentações gratuitas, sempre às terças-feiras, neste horário alternativo.

A montagem produzida pelo núcleo de Música Antiga da ECA-USP conta com direção musical de Mônica Lucas e Sérgio Carvalho, regência de José Roberto de Paulo. No elenco, entre outros, estão os solistas Mário Sevílio (Orfeo), Raquel Farias (Euridice), Luciana Pansa (Messaggera), Márcia Soldi (Musica Proserpina) e Edison Matos (Caronte). A direção cênica é de Diego José Villar e os figurinos de Marina Prado.

O espetáculo é considerado o primeiro sucesso da história da ópera, praticamente inaugurando o gênero. Composta em 1607 por Claudio Monteverdi, a peça mostra o caminho do semideus Orfeo, que fazia as feras adormecerem com seu canto divino, até o Hades. Lá resgata a sua noiva morta, apenas para perdê-la novamente por ser em parte humano e fraco. Segundo a crítica especializada, Monteverdi criou uma obra de arte imortal, que, passados quatrocentos anos, não perdeu o poder de comover e enfeitiçar as platéias com suas escolhas harmônicas audaciosas, o uso de recitativos cantados e orquestração que traduz os afetos dramáticos de cada personagem.

A música da ópera Orfeo foi produzida pelo núcleo “Práticas de Execução da Música dos Séculos XVII e XVIII”, do curso livre de Extensão Cultural promovido pela ECA-USP. Tem instrumentação de época – tromba marina, teorba, viola da gamba, contínuo, flautas renascentistas e barrocas e vozes no estilo, respeitando a retórica musical vigente na época da criação da peça. Trata-se, segundo a diretora musical do espetáculo, Mônica Lucas, de uma contribuição para a música antiga na cidade de São Paulo.

Assessoria de impresa da Secretaria da Cultura

J.C.