Música: O erudito e o popular juntos em programa da TV Cultura

Na quarta-feira (20), na sala de cinema da Secretaria de Cultura, será exibido o programa “Sinfonia Fina”

qua, 20/12/2006 - 20h55 | Do Portal do Governo

Estréia dia 24 de dezembro, na TV Cultura, a série “Sinfonia Fina”, composta por treze programas semanais, de meia hora cada, que irão ao ar aos domingos, às 20h30. O primeiro programa será um especial de Natal, denominado “Bachianas in Blue”, com uma hora de duração. Para apresentar o programa, a Secretaria de Estado da Cultura programou uma cabine na Sala de Cinema da Secretaria de Estado da Cultura no dia 20 de dezembro, às 16h, que contará com a presença do secretário João Batista de Andrade. 

O foco deste programa será os compositores Villa-Lobos e Gershwin, que têm uma respeitada identidade musical construída no mundo inteiro. As obras dos dois músicos foram executadas pela Orquestra de Sopros Brasileira, regida por Dario Sotelo; Orquestra Sinfônica Jovem, do maestro José Antônio Pereira; Grupo Percussionista de Câmara, de Luis Marcos Caldana, uns dos principais grupos do Estado de São Paulo. 

O projeto é uma iniciativa do documentarista Barrinhos Freire, coordenador geral do programa. Segundo ele, o Conservatório de Tatuí é um exemplo de responsabilidade social na área da cultura, e, dessa forma, transforma e dá sentido à vida de adolescentes carentes através da música. Para Barrinhos, nada melhor do que um programa feito por jovens para jovens, reunindo música erudita e popular.

Cada programa comparará dois instrumentos musicais e dois músicos, discutindo suas particularidades e origens, com uma prévia da biografia de cada músico. O “Sinfonia Fina” apresenta outras atrações como entrevistas com alunos e músicos, e a interpretação de cada banda convidada sobre o repertório dos músicos famosos escolhidos para cada programa. Para o maestro Antônio Carlos Neves, supervisor musical do programa, “Sinfonia Fina” é uma contribuição para a formação musical dos jovens brasileiros. Segundo o diretor Guga de Oliveira, “As imagens captam detalhes  de cada instrumento da Orquestra e  o resultado será um salto para a televisão brasileira”.

O programa “Sinfonia Fina” é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com o Conservatório de Tatuí, com exibição na TV Cultura. A série é composta por programas de meia hora e é voltada ao público jovem, unindo grandes músicos eruditos e populares em um só lugar. Com direção de Guga de Oliveira, “Sinfonia Fina” tem como maior objetivo proporcionar o prazer pela música, apropriando-se do veículo mais acessível a todos: a televisão.

Cabine Sinfonia Fina

Sala de Cinema da Secretaria da Cultura

Rua Mauá, 51 – 1º andar

Dia 20/12, às 16h