“Música nos Hospitais” vai ao Hospital das Clínicas de Botucatu

Projeto comemora 5 anos de existência, com 60 concertos realizados para mais de 14 mil pessoas

sáb, 29/11/2008 - 11h03 | Do Portal do Governo

O Programa “Música nos Hospitais”, de volta ao interior paulista, leva pela primeira vez concerto de música clássica para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”), em Botucatu. Esta será a quarta apresentação no interior paulista em 2008 e acontecerá na próxima terça-feira, 2 de dezembro, às 14h00, com entrada franca. O projeto é fruto da parceria entre a sanofi-aventis e a Associação Paulista de Medicina, com incentivo da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Realizando concertos de música clássica em diversos hospitais do Estado de São Paulo, o Programa “Música nos Hospitais”, a Orquestra do Limiar conta com o talento de 12 jovens instrumentistas, que sob a regência do maestro e médico Samir Rahme. O projeto convida pacientes, familiares, funcionários e o público em geral a darem uma pausa na dura rotina hospitalar para vivenciar momentos de relaxamento, conforto e reflexão através da música.

O Programa “Música nos Hospitais”, desde 2004, já realizou 60 concertos e beneficiou mais de 14 mil pessoas, sempre priorizando as instituições públicas de saúde. A cada ano, o projeto tem ampliado seu campo de atuação: desde 2007 cidades do interior paulista passaram a ser incluídas na programação e, este ano, foi a vez do Rio de Janeiro receber, pela primeira vez, a Orquestra do Limiar. “A receptividade das cidades do interior tem nos estimulado a dar continuidade ao nosso projeto de ampliação, para que mais cidades possam se beneficiar da iniciativa”, diz Cristina Moscardi, diretora de comunicação da sanofi-aventis.

Por meio de uma apresentação lúdica e interativa, o maestro Samir Rahme exibe repertório que percorre desde os estilos Barroco e Romântico, até os grandes clássicos da música contemporânea brasileira e internacional. “A música, dentre todas as artes, proporciona aos ouvintes um momento especial de introspecção e relaxamento. Quanto maior é a mobilização dos hospitais que recebem os concertos, maior é o envolvimento das pessoas, inclusive da comunidade do entorno da instituição”, diz o maestro Samir Rahme. 

Serviço

Data: 02 de dezembro de 2008
Horário: às 14h00
Local: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP
Campus do Botucatu – Boulevard – Saguão Térreo
Distrito Rubião Júnior, s/ nº – Rubião Júnior – Botucatu – SP

Da Faculdade de Medicina da UNESP