Música na CPTM traz a mistura de culturas indiana e brasileira

O bhangra é uma das vertentes mais populares da Índia

dom, 01/02/2009 - 12h34 | Do Portal do Governo

As culturas brasileira e a indiana se fundem no Música na CPTM com a apresentação do compositor e produtor Marcus Santurys. E a mistura não para por aí. O som eletrônico e o bhangra (uma das vertentes mais populares da Índia) estarão juntos produzindo um estilo único e que promete agitar e surpreender o público da Estação Palmeiras/Barra Funda, na próxima quarta-feira, 4, a partir das 18h.

Após uma década em contato com os diferentes estilos de som europeu e oriental, Santurys pôde reunir em seu trabalho influências das músicas indiana, árabe, cigana e a brasileira (capoeira, maracatu, samba-de-roda e sertanejo), numa junção com as bases eletrônicas do transe music.

O artista apresenta composições próprias, como as músicas Madras, No templo de Kali e Lord Shiva, que fazem parte do casting da novela da TV Globo “Caminho das Índias”, e possuem letras escritas em sânscrito, uma das 23 línguas hindus oficiais. Outras canções serão adaptadas – caso de “Romaria”, de Renato Teixeira – utilizando o sitar (instrumento indiano) ao invés da viola caipira.

Para a montagem de seus shows, Santurys fez algumas mudanças no sitar. Ele desenvolveu uma técnica que funde os elementos da guitarra flamenca e do alaúde, adaptando o instrumento  para os padrões ocidentais, com uma escala cromática de doze notas.

Além da parte instrumental, outra atração será a dançarina Cristiane Sathira, que apresentará o bharatanatian, dança típica do país, na qual as mãos realizam movimentos que contam a história do Deus Krishna.

Música na CPTM

O projeto tem como objetivo promover espetáculos nos espaços internos das grandes estações da CPTM, estreitando a relação da companhia com os seus usuários. O programa acontece quinzenalmente, às quartas-feiras, alternadamente nas estações Luz, Brás e Barra Funda.

Serviço

“Música na CPTM”
Local: Estação Palmeiras/Barra Funda
Endereço: Rua Mário de Andrade, 684 – Barra Funda
Data: 04/02, quarta-feira.
Horário: a partir das 18h
Entrada franca para usuários da CPTM.

Da CPTM