Música: Memorial recebe Jazz Sinfônica e músico e arranjador da Banda Sinfônica do Recife

Enredo musical é o frevo, guiado por Inaldo Cavalcante de Albuquerque (Spok), vencedor do Prêmio TIM 2006

ter, 29/08/2006 - 11h33 | Do Portal do Governo

Amanhã dia 30, às 21 horas, o Memorial da América Latina apresenta a Orquestra Jazz Sinfônica acompanhada de Spok, vencedor do Prêmio TIM 2006, na categoria Revelação. O espetáculo conta com a regência do maestro e diretor-artístico João Maurício Galindo, e reforço de Luciana Alves e Almir Ávlis nos vocais, Adelson Silva na percussão e Flaira, a passista. Cyro Pereira abre regiamente o concerto com Ventania Frevo, de sua autoria.

O enredo musical é o frevo, guiado por Inaldo Cavalcante de Albuquerque (Spok), que é músico e arranjador da Banda Sinfônica do Recife, mestre e divulgador genuíno dessa expressão cultural de nosso povo, trabalho desenvolvido principalmente por meio da Spok Frevo Orquestra criada por ele em 2001. Saxofonista desde os 12 anos de idade, Spok divide a autoria dos arranjos do programa com seus conterrâneos Mestre Duda e Clovis Pereira.

Sombrinhas coloridas

Das ruas distantes e dos becos escondidos da Recife do fim do século 19 e início do século 20, ecoaram os primeiros acordes do que viria a ser o frevo de nossos dias. Derivado da mistura de gêneros como a modinha, da quadrilha de origem francesa, do maxixe e da polca, o frevo é o representante máximo do sincretismo musical do nosso País. O tempo encarregou-se de transformar não só o ritmo como também a dança: os capoeiristas deram lugar aos passistas e os pedaços de pau, usados para abrir caminho na multidão e proteger os músicos das bandas, são hoje as leves sombrinhas coloridas.

SERVIÇO

Memorial da América Latina:

Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664

Próximo ao Metrô Barra Funda – Tel. 3823-4768

Ingressos: R$ 30. Estudantes e aposentados pagam meia

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)