Música: Memorial da América Latina mostra repertórios de renomados sambistas

Com entrada franca, no dia 6, às 21 horas, apresentará Os Bambas do Samba, trazendo canções de Adoniran Barbosa a Zé Kéti

qui, 02/02/2006 - 14h23 | Do Portal do Governo

O Carnaval é só no final do mês, mas o Memorial da América Latina já entrou no ritmo. Ontem, três grupos de samba paulistas se apresentaram no Auditório Simón Bolívar, com entrada franca. A Embaixada do Samba Paulistano, as Tias Baianas Paulistas e o Samba Autêntico transformaram o palco do Memorial num autêntico sambódromo. Também contaram um pouco da trajetória do samba paulistano. O Projeto Cultural Samba Autêntico foi criado em 1999 para pesquisar a cultura e difundir sua história, em particular a do samba paulista.

Da velha-guarda do samba, o grupo Tias Baianas Paulistas alia simpáticas senhoras: baianas de diversas escolas que têm muito samba no pé e histórias para contar. Já a Embaixada do Samba Paulistano congrega e apóia sambistas veteranos e atua na União das Escolas de Samba Paulistana (Uesp).

A vocação carnavalesca do Memorial, aliás, vem antes de o conjunto arquitetônico de Niemeyer ser instalado neste pedaço da Barra Funda. “Por volta dos anos 30, no Largo da Banana (atual Memorial da América Latina), onde se fazia a carga e descarga dos vagões da Estrada de Ferro Sorocabana (atual Fepasa), e a maioria dos sambistas trabalhava como ensacador nos armazéns, os negros foram organizando as rodas de samba. Dessa primeira manifestação surgiram os embriões das escolas atuais”, conta Nelson Crecibeni em seu livro Convocação Geral, sobre a história do carnaval paulistano.

A programação carnavalesca

  • Dia 6, às 21 horas – O Memorial recebe o pocket-show Os Bambas do Samba, no auditório. O repertório vai de Adoniran Barbosa a Camisa Verde e Branco, passando por Noel Rosa, Geraldo Filme, Zé Kéti e Nelson Rufino, entre outros.
  • Dia 10, das 19 às 22 horas – Será a vez do ensaio geral da escola de samba Camisa Verde e Branco, na Praça Cívica
  • Dias 18 e 19, das 14 às 20h30 – 16 blocos e um corso, carros antigos com foliões dos blocos, desfilam no Pholia, que chega a sua 16ª edição e acontece pela primeira vez no Memorial. Será na Praça Cívica. O Pholia é um evento oficial incorporado aos calendários turísticos da capital e do Estado de São Paulo. Reúne blocos carnavalescos que representam clubes, associações de bairro, escolas, entidades, empresas e casas noturnas.

O Pholia do Memorial ocorrerá num “pholiódromo” em formato oval (de aproximadamente 300 metros), que será montado ao lado da Mão, escultura de Oscar Niemeyer, com arquibancadas e camarotes à sua volta.

Da Agência Imprensa Oficial