Música: Índios guaranis lançam CD de canções típicas

O presidente da Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, Renato Amary, participa no próximo dia 14 do lançamento do CD

qui, 09/03/2006 - 20h21 | Do Portal do Governo

O presidente da Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, Renato Amary, participa no próximo dia 14 do Encontro das Culturas Indígenas, em Avaí. O evento, que tem apoio do Conselho Estadual dos Povos Indígenas, Instituto Teko Arandu, prefeituras de Avai e Duartina e Funai de Bauru, marca o lançamento do CD Ñande Arandu Pyguá-Memória Viva Guarani, com canções gravadas por 220 crianças e jovens das aldeias guaranis Krukutu, Tenondé Porã, Tekoa Pyau, Sapukai, Boa Vista, Rio Silveira, Itaoca, Rio Branco, Piaçaguera, Pindo ty e Peguao ty.

Além do lançamento do CD, o evento terá outras atrações, como apresentações de danças, coral e canto. A gravação do CD foi feita na aldeia Krukutu, de São Paulo, por um estúdio móvel montado na Opy

(casa de reza guarani). Inclui também temas gravados na aldeia Rio Silveira, de São Sebastião e ainda na aldeia Tenondé Porã, São Paulo. O objetivo é o de fortalecer a identidade do povo guarani, divulgar a concepção de mundo guarani contida nas letras das músicas e nos depoimentos dos sábios registrados no encarte que acompanha o CD.

O CD contém o registro de quatro modalidades da tradição musical guarani: Mitã Monguea (acalanto), Kyringue Mborai (canto das crianças), Tangará e Kunhã Mimby (flauta feminina). O CD duplo contém 49 cantos e músicas da tradição guarani, retratando as tradições guarani que acompanham e indicam o caminho percorrido pela criança, desde que nasce, em direção a Nhanderu.

Os temas foram gravados por corais infanto-juvenis de 11 aldeias guarani localizadas nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A expectativa é de que 136 pessoas entre crianças, jovens e adultos, integrantes de grupos indígenas, participem do evento.

Grupos que participaram da gravação do CD:

Grupo Kyringue Arandu Mirim – Rio Silveira

Grupo Teko vy´a Pyau – Itaoca

Grupo Tape Porã – Pindoty

Grupo Amba Vera – Tekoa Pyau (Jaraguá)

Grupo Xondaro Mirim Mboraí – Ubatuba)

Grupo Mãemdu´a Porã – Peguao ty (Sete Barras)

Grupo Ambá Mirim Porã – Rio Branco

Grupo Tape Nhemõẽ Xakã – Sapukai – Angra dos Reis

Grupo Tenonde Porã – Aldeia Tenonde Porã – São Paulo

Grupo Kyringue vy´aa – Aldeia Krukutu – São Paulo

Grupo Yvy Marãeỹ – Aldeia Piaçaguera – Peruíbe

Da Assessoria de Comunicação do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal – Cepam

C.A.