Música e tratamento de beleza nos terminais de ônibus da EMTU

Hoje o Instituto Embelleze oferece cortes de cabelo gratuitos em Santo André

qui, 30/08/2007 - 11h14 | Do Portal do Governo

Atividades culturais são exibidas nos terminais de ônibus para celebrar os dez anos do programa Arte nos Terminais, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP). Hoje, das 9 às 17 horas, o Instituto Embelleze oferece cortes de cabelo gratuitos no Terminal Metropolitano Santo André (Rua XV de Novembro, 50).

Dois instrutores e 25 alunos do Embelezze farão o tratamento de beleza nas mulheres interessadas. Para isso, basta retirar senhas distribuídas a partir das 9 horas no próprio local. Haverá também um sorteio entre as participantes. Quem ganhar terá direito a uma “transformação” – tratamento que inclui corte, escova, pedicure, manicure e relaxamento. Em duas sessões anteriores, foram atendidas 600 pessoas.

O último dia do Arte nos Terminais, comemorativo aos dez anos do programa, será amanhã, às 17 horas, com o trabalho do Projeto Guri. Dessa vez, com o Pólo Mazzaropi (cordas, sopros, percussão e canto coral), no Terminal Metropolitano São Mateus (Avenida Adélia Chohfi, 100). 

A edição comemorativa do programa da EMTU começou no dia 8 de agosto e exibiu sete eventos culturais para proporcionar lazer e cultura aos usuários dos terminais de ônibus. Desde 2003, quando se imprimiu maior regularidade e diversidade ao programa Arte nos Terminais, ocorreram 87 apresentações musicais e teatrais, 73 exposições e 42 eventos relacionados a campanhas sociais.

As atividades artísticas e culturais gratuitas acontecem nos nove terminais de ônibus do Corredor Metropolitano São Mateus–Jabaquara da EMTU (Jabaquara, Diadema, São Bernardo do Campo, São Mateus, Santo André – terminais leste e oeste, Ferrazópolis, Piraporinha e Sônia Maria) e beneficiaram 200 mil passageiros/dia.

A iniciativa da EMTU em parceria com a concessionária Metra inclui apresentações musicais, exposições, esquetes teatrais e encontro com escritores. Desenvolvidas desde agosto de 1997, estas manifestações do programa Arte nos Terminais têm movimentado durante todo o ano, quatro vezes ao mês, os terminais do Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara, que atravessa quatro municípios do ABC paulista, na ligação da zona leste à zona sul de São Paulo. São 13 linhas operadas por uma frota de 200 ônibus que realizam cerca de 4 mil viagens e transportam diariamente 200 mil passageiros.  

Arte nos terminais 

O diretor-presidente da EMTU, José Ignácio Sequeira de Almeida, destaca ações que ocorreram nos terminais de ônibus da companhia. Em outubro de 1997, por exemplo, escritores desconhecidos mostravam seu trabalho até mesmo no interior dos ônibus: “Os usuários eram incentivados a declamar poesia. Quem se destacava ganhava prêmios”.

A Banda Jazz do Corpo Musical da Polícia Militar é parceira constante do Arte nos Terminais. “Em 2003, um saxofonista desse grupo exibiu sua arte dentro dos coletivos. O público se surpreendeu tanto com a iniciativa que interagia e dançava. Alguns passageiros até perderam o ponto de desembarque”, recorda Almeida.

Um dos destaques desse ano foi o evento comemorativo dos 99 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Almeida lembra que representantes dessa comunidade fizeram uma apresentação com taiko – espécie de grande tambor tradicional da cultura oriental.

Em 2006, a exposição D Feito: O Lixo Transformado em Arte (produzida a partir de materiais descartáveis) chamou a atenção do público. A mostra percorreu os nove terminais da companhia.

A EMTU cede o espaço do corredor metropolitano para a apresentação de manifestações culturais. Se necessário, ajuda o artista no transporte dos equipamentos, oferece apoio logístico e divulgação à imprensa.

A expectativa do diretor-presidente é que esses trabalhos ganhem visibilidade a ponto de serem reconhecidos com leis de incentivo à cultura em âmbitos estadual e federal. “Queremos que nosso espaço se torne referência cultural aos usuários da EMTU”, frisa. 

SERVIÇO

Artista interessado em apresentar manifestação cultural nos terminais da EMTU deve informar-se com Rosemeire Sakamoto, da gerência de marketing institucional da companhia pelo telefone (11) 4341-1065 

Da EMTU