Música de Câmara é destaque em Festival Internacional

Oferenda Musical é apresentado no Theatro São Pedro e no Conservatório Musical de Tatuí

ter, 05/08/2008 - 20h30 | Do Portal do Governo

O Theatro São Pedro e o Conservatório Musical de Tatuí apresentam, até sábado, 9, o Festival Internacional de Música de Câmara – Oferenda Musical. Com direção artística de Alex Klein, o Festival promoverá o encontro de artistas com o público por meio de master-classes e apresentações do melhor da obra de compositores brasileiros e estrangeiros.

“A música ocupa um espaço importante na vida da Secretaria e este festival tem como objetivo difundir e estimular a prática da música de câmara, permitindo que o público se aprofunde e desfrute deste tipo de repertório”, afirma o Secretario de Estado da Cultura João Sayad.

Segundo Klein, “São Paulo poderá prestigiar mais do que música escrita para pequenos grupos, “pretendemos recuperar a prática da comunicação artística entre músicos, e entre estes e seu público” afirma.

Na programação estão presentes obras decompositores clássicos consagrados, como Mozart, Schubert, Brahms e Tchaikovsky além dos brasileiros, Osvaldo Lacerda, Alberto Nepomuceno e Dorival Caymmi. As obras serão interpretadas por duos de violino e violoncelo, formações com 16 instrumentos, quarteto de cordas e quinteto de sopros. Artistas como o violinista Shmuel Ashkenasi e o pianista Ricardo Castro se destacam em meio à presença de artistas estrangeiros e brasileiros que se apresentarão nas duas casas de espetáculo.

Segundo Henrique Autran Dourado, diretor executivo do Conservatório de Tatuí, “a semente de um novo horizonte para a música de câmara, tão importante para a formação dos músicos e tão pouco presente em nosso dia-a-dia, está sendo lançada e só tem a somar aos nossos músicos e expectadores”.

Para mais informações sobre o Festival Internacional de Música de Câmara – Oferenda Musical, acesse o site www.oferendamusical.com.br.

Da Secretaria da Cultura

(C.C.)