Música: Conservatório de Tatuí promoverá 1º Encontro Internacional de Cordas

Evento a ser realizado entre os dias 17 e 20 receberá músicos renomados de todo o País

dom, 06/08/2006 - 13h50 | Do Portal do Governo

Concertos, recitais, masterclasses, palestras, workshops, mesa-redonda e exposição de instrumentos fabricados pela luteria da escola são alguns dos eventos programados para o 1o Encontro Internacional de Cordas, a ser realizado no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, entre os dias 17 e 20. Os interessados devem inscrever-se até o dia 10.

O encontro integra a série de eventos organizados pelo conservatório, considerado a maior escola de música da América Latina. O objetivo é reunir grandes profissionais e proporcionar intercâmbio entre instrumentistas de todo o País. Vêm sendo realizados anualmente, também, os encontros de flauta, percussão, piano, saxofone e violão.

De acordo com o coordenador do evento, Pedro Delarole, haverá espaço e condições para violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas brasileiros trocarem experiências musicais, artísticas e pedagógicas. “Pretendemos, ainda, oferecer oportunidade para alunos do Conservatório de Tatuí e de todo o Brasil de estudar e trabalhar com profissionais renomados e de nível internacional, com atividades para os níveis iniciante, médio e profissional”, afirma.

Confirmaram presenças os músicos Paulo Bosísio, Edson Scheid e Elisa Fukuda (violino), Emerson di Biaggi (viola), Wilson Sampaio e Tânia Lisboa (violoncelo) e Valéria Poles (contrabaixo). Participarão também os pianistas Helena Scheffel e Benedito Gurgel Jr., entre outros nomes importantes da música erudita na atualidade.

Concertos 

Além de master classes e workshops, que serão realizados ao longo dos quatro dias do evento, estão programados vários concertos, sempre às 20h30. O evento será aberto no dia 17, com a participação do violoncelista Wilson Sampaio e da Orquestra Sinfônica Paulista. O músico executará o Concerto em si menor, op.104 para violoncelo e orquestra, de Dvorák, sob a direção do maestro Adriano Machado.

No dia 18, haverá recital de viola e contrabaixo com Émerson di Biaggi e Valéria Poles, acompanhados por Helena Scheffel ao piano. No dia 19, a Orquestra Sinfônica Jovem apresenta-se sob a regência de Édson Beltrami, com solo de Tânia Lisboa, executando o Concerto para violoncelo e orquestra de Camille Saint-Saens. No encerramento, dia 20, o violinista convidado Édson Scheid se apresentará com a Orquestra Sinfônica Paulista executando o Concerto para Violino e Orquestra em Ré Menor op. 47, de Sibelius. A regência será do maestro convidado Cláudio Cohen.

SERVIÇO

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas no conservatório:

Rua São Bento, 415 – Tatuí ou pelo site www.cdmcc.com.br

Mais informações, no site ou pelo telefone (15) 3251-4311

Da Agência Imprensa Oficial