Música: Adolescentes de Ribeirão Preto vencem o I Febem Rap Festival

A equipe levou os prêmios de melhor apresentação da noite e melhor composição musical

seg, 26/06/2006 - 21h09 | Do Portal do Governo

Após passar por uma longa etapa eliminatória, que durou cerca de quatro meses, o grupo Mensagens Positivas, composto pelos internos F.S.G. e P.E.M., do Complexo de Ribeirão Preto, sagrou-se como o grande vencedor do 1° Febem Rap Festival. A equipe levou os prêmios de melhor apresentação da noite e melhor composição musical.

O evento, promovido pela Febem, em parceria com o Instituto Mensageiros, foi encerrado na última sexta-feira, 23 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo, com a apresentação dos 15 grupos finalistas do festival. 

Entoando musicas do gênero com muito ritmo e desenvoltura, os competidores emocionaram o publico presente, em praticamente todas as apresentações. Todos puderam expressar suas mensagens pela paz, mote que foi proposto pelo Gerencia de Arte e Cultura da Fundação para a realização do evento, com rimas do tipo: “a vida do crime eu não quero mais, eu quero a minha família para viver em paz”.

Durante as apresentações, os grupos finalistas foram minuciosamente avaliados por um júri técnico, composto em sua maioria por rappers profissionais, como os MCs Feijão, Cleber, Mandrake e Alexandre de Maio, nomes bastante conhecidos no mundo do Hip-Hop.

Na apuração das notas, surge uma grande surpresa para o público: tanto o segundo, como o terceiro colocado, à exemplo dos vencedores do Festival, também eram de Ribeirão Preto.  A segunda colocação ficou com o grupo Mentes Positivas e a terceira com o Expressão de Idéias.

Desde o início da fase classificatória, a iniciativa mobilizou mais de 150 jovens, internos de 35 unidades da Instituição, que enviaram mais de 100 composições inéditas para o Festival.

Os grupos que se apresentaram nesta última etapa eram das seguintes unidades: Complexo Brás, Complexo Tatuapé, Complexo Vila Maria, Internato Encosta Norte, Internato Fazenda do Carmo, Internato Pirituba, Ribeirão Preto e São Vicente.

CD 

Mais de 100 musicas foram inscritas para o Festival de Rap. Dessas, somente 15 se classificaram para a fase final. Todas essas composições farão para de um CD, que será gravado no próximo semestre.

O objetivo da iniciativa é estimular o processo de ressocialização dos adolescentes tutelados pelo Estado, por meio do desenvolvimento de ações voltadas à área cultural, pelas quais eles se identificam.

Da Febem-SP