Museus recebem exposições dedicadas a N. S. Aparecida

Instalação no Jardim da Luz contará com pinturas em performances ao vivo nessa quarta, 10

ter, 09/10/2012 - 12h26 | Do Portal do Governo

Duas exposições dedicadas a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, estão em cartaz no Museu Afro Brasil e no Museu da Arte Sacra.

A partir das 13h dessa sexta-feira, 12, o Museu Afro Brasil recebe a mostra “Aparecida – A Virgem Mãe do Brasil”, que apresenta objetos devocionais, iconografia popular e representações de artistas contemporâneos inspirados na santa. Artistas como Nelson Leirner, reconhecido também por converter em arte o que é considerado banal, foram convidados a fazer uma interpretação contemporânea da Padroeira. A exposição terá ainda uma montagem cenográfica de ex-votos e contará também com imagens da Virgen de Regla e da Virgen de Luján.

No Museu de Arte Sacra, os visitantes poderão conferir, já a partir de quarta-feira, 10, a instalação do artista plástico Paulo Von Poser, cuja obra tem como tema recorrente as flores. “Aparecida”, como é chamada, estará disposta no Jardim do Claustro do Mosteiro da Luz. A obra é composta por uma escultura da Santa confeccionada em ferro de construção e serralheria, projetada para a fonte central do jardim. À sua volta, oito vasos abrigam uma escultura do globo terrestre em ferro forjado com uma imagem da Aparecida pintada com paisagens do entorno do museu. Completa a instalação um rosário com contas em porcelana pintadas a mão.

A instalação faz parte da exposição “Floração”, também de Paulo von Poser, na qual o artista aponta os três locais onde a vida pode florescer: corpo, mente e alma.

SERVIÇO
“Aparecida – A Virgem Mãe do Brasil”
12 de outubro a 31 de dezembro (Terça a domingo, das 10h às 18h – entrada até as 17h)
Museu Afro Brasil (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque do Ibirapuera, portão 10, São Paulo – SP)
Grátis
(11) 3320-8900 ramal 8921
www.museuafrobrasil.org.br

“Paulo von Poser – Aparecida”
10 de outubro a 18 de novembro (Terça a domingo, das 10 às 18h)
Museu de Arte Sacra de São Paulo (Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP)
R$ 6,00 (estudantes pagam meia). Grátis aos sábados
(11) 3326.5393