Museus homenageiam Declaração Universal dos Direitos Humanos

Campanha ‘Sonhar o Mundo’ ocorrerá na próxima semana em instituições da capital paulista e do interior do Estado

sáb, 08/12/2018 - 10h27 | Do Portal do Governo

Pelo quarto ano consecutivo, os museus da Secretaria da Cultura do Estado promovem a ação “Sonhar o Mundo”, que celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado na próxima segunda-feira (10), e os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Vale destacar que a iniciativa recebeu, neste ano, o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade. A campanha ocorre de 10 a 16 de dezembro, com uma programação diversificada de oficinas, debates, palestras, exibição de filmes, saraus, jogos e apresentações artísticas. O evento busca estimular a reflexão sobre solidariedade e Direitos Humanos.

Atividades

Em 2018, participam da iniciativa todos os museus da Secretaria da Cultura do Estado e o Memorial da Inclusão, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio de programação cultural e ações nas mídias sociais. Instituições de todo o território paulista também estão convidadas a integrar as atividades.

A programação completa está disponível no hotsite criado especialmente para a campanha, pela plataforma SP Estado da Cultura, que reúne eventos em todo o território paulista ou nas redes sociais, através da hashtag #SonharoMundo. Baixe o aplicativo Sistema Estadual da Cultura (SEC) para acompanhar a programação cultural em todo o Estado de São Paulo, disponível no Google Play

Campanha

Realizada pela primeira vez de 8 a 12 de dezembro de 2015, a campanha “Sonhar o Mundo” articula os museus paulistas em torno de ações ligadas aos Direitos Humanos, dando visibilidade ao tema a partir de programação cultural, educativa e de comunicação nas mídias sociais.

Exposições, debates, visitas educativas e oficinas, entre outras atividades foram realizadas com o objetivo provocar a reflexão e novos olhares sobre a diversidade cultural.

Desde 2017, a campanha “Sonhar o Mundo” integra os museus do interior e litoral integrantes do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). As instituições foram orientadas por meio de um curso oferecido pelo sistema, em parceria com o Memorial da Resistência, sobre como inserir a questão dos Direitos Humanos no cotidiano das instituições, para expandir o conceito do “Sonhar o Mundo” a vários municípios do Estado.

Ações

Na capital, o Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP) realizará o “Conversa e Bordado”. O Museu de Arte Contemporânea da USP proporá a visitação pelo acervo com o tema “Mulheres no Acervo do MAC” e um encontro com o tema “Uma possibilidade de sonharmos o amanhã”. Já o Museu da Energia incentivará a visita à exposição “Labirinto em Mim” e a caminhada com o artista Marcello Vitorino e o poeta Ítalo Anderson Clarindo abordando a mostra.

No interior, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba promoverá a exposição “Indústria, Patrimônio e Memória”. O Museu Histórico e Pedagógico Major Novaes, em Cruzeiro, realizará debates, exibição do filme “O Menino e o Mundo”, mostra de curtas e exposição.

O Museu Worik, em Arco Íris, destacará visitas culturais e palestras sobre a importância dos Direitos Humanos para os povos indígenas. Também em Arco Íris, o Museu Akam Oram Krenakvai promoverá a palestra “Desconstrução do Índio Midiático”. O MIS Ribeirão Preto realizará palestras com os temas “Declaração Universal dos Direitos Humanos e Constituição Federal”, “Juventude”, “Violência Contra Mulheres”, “Igualdade Racial”, “LGBT” e “Pessoas em situação de rua”; e o Museu Akam Oram Krenak.

Selo municipal

Em 2018, a Comissão de Avaliação de Boas Práticas reconheceu a campanha “Sonhar o Mundo”, com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, em reconhecimento aos esforços em promover políticas de inclusão de diversos segmentos da população no mercado de trabalho.

As empresas cujas práticas são reconhecidas pelo selo integram uma rede de acompanhamento, visando a troca de experiências e aproximação com programas, políticas e equipamentos da Prefeitura de São Paulo.

Programação

Capital

Durante toda a campanha, o Museu da Imigração convidará o público a visitar a exposição “Infância Refugiada”. A mostra é composta por fotografias da brasileira Karine Garcêz que mostram crianças em situação de refúgio no Líbano, na Turquia e na Síria. Em todos os sábados e domingos de dezembro, o espaço promove visitas educativas à exposição “Crianças que Migram”, sobre a infância e os processos migratórios.

No dia 15, às 14h, em parceria com o Memorial da Inclusão e o Museu da Diversidade Sexual, será realizada uma visita integrada pelas três instituições, com discussões sobre estereótipos, acessibilidade e espaço público. As vagas são limitadas e, para participar, é necessário realizar inscrição pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

No Museu da Diversidade Sexual, na próxima terça-feira (11), às 10h30, acontecem visitas educativas com os educadores sobre Direitos Humanos e sexualidade. No dia seguinte, às 18h, ocorre o bate-papo “Os Direitos LGBTs”, com os professores Renan Quinalha e Fabio Mariano, sobre os Direitos da Comunidade LGBT. No dia 15, às 10h, o museu convida os frequentadores para a atividade “Meus Direitos”, intervenção com os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Já o Museu Afro Brasil convidará o público para uma edição especial da contação de história “Aos Pés do Baobá”, com o tema “Sonhar (e Transformar) o Mundo” e roda de conversa, no dia 15 de dezembro, às 11h. Por meio da história, os participantes refletirão sobre os 130 anos da Abolição da Escravidão no Brasil, os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 30 anos da Constituinte Brasileira. Para participar, é necessário realizar inscrição no site do museu.

O Memorial da Resistência propõe a visita à exposição de longa duração, voltada para o histórico do edifício e seus desdobramentos de controle, repressão e resistência, e às exposições temporárias, que apresentam argumentos extraídos da mostra de longa duração e são divididas em três vertentes: uma com base em pesquisas realizadas pela equipe do Memorial; uma relacionada à América Latina e ao Programa de Residência Artística; e uma desenvolvida de acordo com propostas externas.

Na próxima segunda-feira (10), às 10h, serão realizadas visitas espontâneas e mediadas à exposição temporária “Canto Geral: a luta pelos Direitos Humanos”, com atividades educativas ao final. No dia 12, às 11h, será a vez da visita à exposição “Ser Essa Terra: São Paulo, Cidade Indígena”, sobre a resistência indígena na cidade de São Paulo, com curadoria das comunidades que habitam a cidade e mediação de Daniel Kairóz e Marília Bonas.

No Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), também na segunda-feira (10), às 14h, educadores apresentarão projetos ou pesquisas sobre o atendimento de público em museus. No dia seguinte, às 10h, a mostra acessível a deficientes visuais “Cidade (In)acessível” mostrará registros de 15 cegos sobre a cidade de São Paulo por meio de outros sentidos, indicando como percebem o local em que vivem. No mesmo dia, às 19h, acontece um bate-papo, a respeito de exposições acessíveis, com a museóloga Carla Grião e João Kulcsár, curador da exposição.

O Museu do Futebol inaugura, em 15 de dezembro, às 11h, a visita educativa virtual “Muito Além do Futebol”. O vídeo com roteiro adaptado em Libras aborda os diversos olhares do museu e busca engajar o público surdo a participar cada vez mais do espaço. No mesmo dia, às 14h, acontece o “Sarau Poético”, com a proposta de ser um espaço literário de diversidade e uma pausa divertida durante a visita à exposição.

A Pinacoteca inicia, no dia 14, às 10h30, a ação “JogaJunto”, em que oferece jogos relacionados aos artigos da Declaração de Direitos Humanos. Em 15 de dezembro, às 14h30, acontece a visita educativa na exposição “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”. Não é necessário realizar inscrição.

Também no próximo dia 15, às 15h, o Museu de Arte Sacra promoverá a caminhada “Lugares de memória: uma caminhada na região da Luz/Bom Retiro”, com o objetivo de mapear os museus e monumentos da região e as memórias representadas no espaço, refletindo sobre a questão “Como podemos pensar os direitos humanos a partir desses lugares?”.

Na terça-feira (11), às 10h30, o Museu da Casa Brasileira realizará uma caminhada que irá do Museu até o Largo da Batata, onde será realizada uma ação com os frequentadores do Caps Itaim Bibi, com o intuito de mostrar as ações realizadas com o público.

Interior

O Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão, realiza, ao longo do mês de dezembro, a ação “Comente a Declaração” em suas redes sociais, com postagens semanais de trechos selecionados da Declaração Universal dos Direitos Humanos acompanhados de uma pergunta que estimulará o público a manifestar suas opiniões sobre o tema.

No dia 11, às 10h30, a oficina “Viva as Diferenças” estimulará a reflexão sobre a importância das diferenças na construção de um mundo plural e mais justo, tendo como base a Declaração Universal dos Direitos Humanos. No mesmo dia, às 15h30, os visitantes serão convidados a explorar o museu e abordar a questão “Cultura, Arte e Ciência são Direitos Humanos?”.

O Museu do Café, em Santos, apresenta o “Cine Debate”, também na terça-feira (11), às 15h, com exibição de filmes nacionais seguidos de rodas de conversas, focados nos Direitos Humanos. No dia 14, às 15h, a palestra “Convivendo com a Deficiência Visual” abordará conceitos e métodos de trabalho que contribuem para o desenvolvimento da acessibilidade em museus e centros culturais.

Já em 15 de dezembro, às 10h, a oficina “Mulher e Trabalho”, com o artista plástico Paulo Von Poser, propõe a realização de uma homenagem às mulheres que trabalham na catação do café, abordando reflexões sobre Direitos Humanos, o cotidiano de trabalho dessas profissionais e paralelos sobre questões relativas à gênero e ao trabalho.

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, realizará, no dia 10, a atividade online “Você sabe o que são os Direitos Humanos?”, em que sete obras de Candido Portinari serão publicadas e o público será convidado a descobrir qual dos Direitos Humanos ela representa.

No dia 11, às 9h, o espaço disponibilizará aos visitantes um dominó relacionado às obras de Candido Portinari e aos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A partir da própria terça-feira (11), o público terá a oportunidade de assistir ao vídeo “Declaração Universal dos Direitos Humanos Completa 70 anos”, da ONU Brasil.

No dia seguinte, às 16h, o museu realiza a “Roda de Conversa: 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, com uma reflexão sobre o tema. Já no dia 14, a atividade “Conhecendo e Conversando” proporá aos adolescentes um bate-papo sobre igualdade e o combate ao preconceito.

O Museu Índia Vanuíre, em Tupã, compartilhará nas redes sociais, a partir do dia 10, diversos vídeos com depoimentos de pessoas expondo considerações sobre os Direitos Humanos. No dia seguinte, às 9h, o local realizará uma roda de conversa com a indígena Lidiane Damaceno para discutir a temática Direitos Humanos e o que ele representa, de que forma serve e como se aplica para os indígenas.

No dia 12, às 9h, a palestra “Os Direitos da Mulher”, ministrada pela delegada da Mulher, Cristiane Camargo Braga, discute os direitos das mulheres. No dia 13, às 9h, a palestra “Preconceito Racial”, com André Blackrap, presidente da ONG Umont – União do Movimento Negro por Todos, ministrará uma palestra e – por meio de dinâmicas, exibição de vídeos e bate-papo com o público – promoverá a reflexão e estimular o combate ao racismo, preconceito e discriminação.