Museus estaduais têm programação especial sobre Direitos Humanos

Visitas educativas, palestras, oficinas e exposições estão entre as atrações que visam aproximar o público do tema; #SonharoMundo começa nesta terça

seg, 07/12/2015 - 18h23 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), cinco museus estaduais realizam a ação Sonhar o Mundo – Educando para a Diversidade a partir desta terça-feira (8) até o dia 13 de dezembro. O objetivo é mostrar como os Direitos Humanos se expressam na vida e no cotidiano das pessoas.

Os museus da Imigração, Diversidade Sexual, Memorial da Resistência, Afro Brasil e Índia Vanuíre (em Tupã) terão visitas educativas temáticas, palestras, oficinas e exposições para aproximar os visitantes do tema, trazendo experiências que provoquem a reflexão e novos olhares sobre a diversidade cultural.

A iniciativa reconhece que os museus contribuem para a formação de uma mentalidade coletiva, sensibilizando para a solidariedade, o respeito à diversidade cultural, o combate ao preconceito, a discriminação e à violência.

“Essa ação parte da premissa de que os museus são espaços privilegiados para questionamento, reflexão e transformação social por meio da arte, da história e do conhecimento”, disse a Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Renata Motta.

Entre os destaques da programação está a oficina de arpillera, técnica coletiva chilena de bordado, que acontecerá nos cinco museus e terá a presença de convidados ligados aos movimentos sociais relacionados aos temas de cada um dos equipamentos, como representantes das comunidades indígenas Krenak e Kaingang, dos novos movimentos migratórios, ex-presos políticos e movimento LGBT.

O Museu da Imigração receberá a mostra de fotografias “Todos podem ser Frida”, realizada pelo Museu da Diversidade Sexual. Pessoas de várias nacionalidades foram fotografadas na Estação República do Metrô pela artista Camila Fontenele de Miranda, vestidas e maquiadas como a pintora mexicana Frida Kahlo, o que propôs reinterpretações sobre os gêneros. Agora no Museu da Imigração, a mostra também poderá refletir sobre origem geográfica dos participantes.

No Museu Afro Brasil, a mostra “As aventuras de Pierre Verger” servirá como mote para discussão sobre imigração em todo o mundo. No dia 10, o Museu estará presente no bairro de Parelheiros, zona sul da capital, em um encontro com moradores da região, por meio do Projeto Akpalô para discutir estratégias e ações que tenham como foco as conexões entre direitos humanos e relações raciais na região.

Já o Memorial da Resistência fará no sábado (12) uma Mesa-Redonda sobre “Direitos Humanos – conquistas e perspectivas: para Crianças e Adolescentes, população LGBT e  resistência política”. Ao longo da semana, as visitas educativas serão temáticas, abordando temas como “movimentos de mobilização racial negra”, censura e repressão aos movimentos sociais.

O Museu Índia Vanuíre fará a exposição “A presença do Movimento Negro em Tupã” até o dia 13 de dezembro. A mostra temporária reunirá objetos, fotos, textos e grafite, compondo um conjunto que realça e promove as ações de 10 anos da ONG UMONT – União do Movimento Negro com Todos”. Também será realizada a mesa redonda “Direitos Humanos: Histórias e Memórias”, com representantes de diversos segmentos sociais (afro, indígena, representantes do Conselho Tutelar e da OAB, entre outras associações).

Os outros 13 museus da Secretaria de Estado da Cultura e duas unidades do programa Fábricas de Cultura também se integram à programação com diversas atividades.

Acesse a programação completa.

Hashtag #sonharomundo
A Secretaria e os museus participantes convidam as pessoas a postarem nesta terça-feira (8) fotos utilizando a hashtag #sonharomundo na mídia social Instagram. A ideia é tornar contínuo o debate sobre os direitos humanos e envolver o público. As fotografias poderão abordar qualquer aspecto dos direitos humanos, entendidos como desejo ou caminho para um mundo melhor.

Do Portal do Governo do Estado