Museus do interior têm programação especial para crianças

Programação inclui brincadeiras, contação de histórias e oficinas culturais

qua, 20/01/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Os museus ligados à Secretaria da Cultura, no interior, programaram muitas brincadeiras, contação de histórias e oficinas culturais para garantir a diversão da garotada durante as férias escolares.

Em Taubaté, as histórias de Monteiro Lobato ganham vida com a presença dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. Emília, Narizinho, Pedrinho e companhia invadem o casarão em que o escritor nasceu e viveu até os 12 anos (atual sede do Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato) e conduzem os pequenos visitantes a uma viagem pelo universo de fantasia criado pelo autor.

De terça a domingo, a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo encena histórias infantis no interior do Museu. Do lado de fora, ocorrem as Brincadeiras no Quintal e os Jogos Cooperativos, que pretendem resgatar brincadeiras clássicas e folclóricas. 

Pintar o corpo e brincar com elásticos como formas de diversão e reflexão são as opções do Museu Histórico Pedagógico Prudente de Moraes, em Piracicaba. A oficina Pintura da Cintura para Baixo permite que as crianças façam desenhos na parte inferior do corpo e exponham seus trabalhos para os colegas, desenvolvendo a coordenação motora e a interação, com troca de informações sobre corpo e arte entre os participantes.

A flexibilidade trabalhada artesanalmente na criação de formas geométricas com elástico serve de subsídio didático para promover a reflexão sobre a importância de ser flexível e sobre como reagir às mudanças, na atividade Criações com Elásticos. As atividades propostas pelo Museu Prudente de Moraes acontecem de terça a domingo, até o dia 31 de janeiro.

Quem mora ou está a passeio na região de Ribeirão Preto tem a oportunidade de conferir obras do pintor Cândido Portinari que retratam a infância, em Brodowski. O Museu Casa de Portinari também organizou atividades para as crianças, que poderão conhecer e se divertir com brincadeiras de rua e folclóricas em mais uma edição do Férias no Museu, que vão até o dia 31 de janeiro, de terça a domingo, das 9 às 17 horas.

Serviço

Museu Monteiro Lobato
Férias no Museu
Até 31 de janeiro

Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato – Taubaté/SP
Av. Monteiro Lobato, s/nº – Chácara do Visconde
Telefone: (12) 3625-5062 / 3635-3234
Funcionamento: Terça a domingo, das 9 às 17 horas
http://www.museumonteirolobato.com.br/
Entrada gratuita

Férias no Museu
Até 31 de janeiro

Museu Casa de Portinari – Brodowski/SP
Praça Cândido Portinari, 298
Telefone: (16) 3664-4284
Funcionamento: de terça a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas
Sábado, Domingo e feriado, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas
www.casadeportinari.com.br
Acesso a portadores de deficiência
Estacionamento: não

Pintura da Cintura para Baixo
Criações com Elásticos
Até 31 de janeiro

Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes – Piracicaba/SP
Rua Santo Antônio, n° 641, Centro
Telefone: (19) 3422-3069
Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17 horas
Acesso a portadores de deficiência
Estacionamento: não
Entrada gratuita

Da Secretaria da Cultura