Museus de SP tem programação de férias

Instituições oferecem atividades especiais para todos os gostos e para toda família

seg, 06/07/2015 - 19h31 | Do Portal do Governo

Durante as férias de julho, os museus de São Paulo estão com uma intensa programação para a garotada e toda a família. São atividades para todos os gostos: das oficinas da Casa das Rosas e do Museu de Arte Sacra, passando pela construção de bonecas Abayomis no Museu Afro Brasil até a inauguração das exposições Truffaut no MIS (Museu da Imagem e do Som) e Paisagem na Arte, na Pinacoteca, em parceria com a Tate Gallery, de Londres.

A programação do Catavento inclui a exposição “Uma viagem pelo universo do petróleo”, sessões de cinema 3D do filme “Um Mar de Aventuras”, oficinas sobre técnicas básicas de desenho com os Urban Sketchers, o desafio de robôs onde os visitantes disputam partidas de hockey por controle remoto, entre outras atividades.

Já no MIS, a Maratona Infantil de férias acontecerá no dia 19 de julho, domingo, das 10h às 17h. Intervenções circenses com os palhaços Alderita e Fonso, oficina de invenções eletrônicas com a escola de programação e games para crianças e adolescentes Madcode e o show Circo Científico do Mad Science são algumas das atividades gratuitas que estão na programação especial. Para os adultos, no dia 9 de julho será apresentada mais uma edição do projeto Conexão Cultural São Paulo, com o tema “São Paulo Francesa”. A programação conta com exposição sobre o escritor francês Albert Camus, intervenções, música e gastronomia.

Quem for ao Museu do Futebol entre 21 de julho e 2 de agosto, a partir das 10h, poderá visitar o “Espaço Férias”, local para pais interagirem com os filhos em diversas brincadeiras. Diariamente, crianças e seus familiares poderão participar de oficinas. Os visitantes também poderão conferir a exposição “Visibilidade para o Futebol Feminino”, que mostra a trajetória das mulheres nesse esporte, dentro e fora dos gramados.

Na Pinacoteca, seguem em cartaz as exposições “Traduções da Natureza”, “Mulheres Artistas: as pioneiras (1880-1930)”, “Cristiano Mascaro”, “Nelson Felix” (até 19 de julho) e “Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz”. Vale lembrar que desde o dia 20 de junho a utilização de audioguia e videoguia é gratuita na Pinacoteca.

Oficinas, teatros e visitas lúdicas para bebês são algumas das atividades propostas pela Casa das Rosas no mês de julho. Entre os destaques estão a visita “Faz do Colo Uma Casa”, que permite aos pequenos explorarem a casa nos mínimos detalhes. Serão realizadas também oficinas de construção de pipas e de percussão, com criação de instrumentos artesanais.

O Museu Afro Brasil preparou uma série de atividades lúdicas. Quem visitar as mostras nas terças e quintas-feiras do mês de julho será convidado a conhecer e experimentar palavras, movimentos, músicas e brincadeiras do Congo.

Contação de histórias com elementos de diversas culturas e atividades lúdicas encantarão crianças e familiares no Museu da Imigração durante o mês de julho. Aos domingos, a atriz Paula Knoll conta histórias temáticas, tais como a Ciranda Portuguesa, Fábulas Italianas e Contos Africanos. Há, também, às terças-feiras, a ação “Trem de Ferro”, para crianças a partir de três anos; às quartas-feiras, o “Minha Hospedaria”, com blocos de madeira para as crianças construirem o local onde gostariam de morar. Às quintas-feiras, acontece a Oficina de Sons.

Todos os sábados de julho, às 15h, o Museu de Arte Sacra realiza a Oficina de Teatro das Sombras, na qual os participantes construirão bonecos e brincar com a luz a partir da prática do teatro de sombras.

No Museu da Casa Brasileira, o programa educativo “Uma Tarde no Museu” apresentará, em julho, a oficina “Desenho é Panc”. Os participantes serão convidados a identificar e coletar, no jardim do MCB, plantas alimentícias não convencionais (Panc) que crescem espontaneamente entre a vegetação urbana. Na sequência serão confeccionados pincéis com gravetos para desenhar e pintar o material coletado.

Quem visitar o Museu da Língua Portuguesa em julho poderá conferir a exposição Poesia Agora, com obras de quase 500 poetas não publicados.

Já o Museu do Café, em Santos, realiza o projeto Férias no Museu, com atividades educativas e lúdicas para crianças e famílias durante todo o mês. No espetáculo “Recontando” serão apresentados três contos recomendados para crianças de 4 a 10 anos: “A Lenda do Café”, “O Barão e o Menino Benedito” e “Uma Viagem na História”, todos ligados à história do café no Brasil e à preservação do patrimônio histórico.

Para mais informações acesse o site da Secretaria da Cultura.

Do Portal do Governo do Estado